Todos capitalistas. Faltaram socialistas.

Por Alternativa Socialista/PSOL

Um debate entre políticos burgueses se propondo a gerir o capitalismo com as regras do capital: lucro para poucos e miséria às maiorias trabalhadoras. Ontem vimos como esses candidatos e candidatas são incapazes de dar respostas reais contra o desemprego, a pobreza e a fome, porque são contra retirar privilégios dos ricos para dar ao povo trabalhador e pobre.

Faltaram as e os socialistas com as únicas propostas reais para atacar o padecimento das maiorias, como: Redução da jornada de trabalho, sem redução salarial, para gerar mais emprego; Elevar o salário mínimo ao valor real do custo da vida, com reajuste inflacionário; Fundo nacional contra a fome, a pobreza e a extrema-pobreza e planejamento pela soberania alimentar; Revogação das reformas impopulares e as privatizações; Não pagamento da dívida pública e nacionalização do setor financeiro e comércio exterior. Entre outras propostas urgentes.

Não é possível derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo com aqueles que o levaram ao poder, a extrema-direita se derrota com esquerda radical, não com centro ou direita moderada. O PSOL decidiu abandonar esse espaço e deixar Lula falar em nome da “esquerda”. Isso só provoca uma ausência da única alternativa politica capaz de derrotar qualquer projeto neoliberal e capitalista, faltou uma voz anticapitalista, faltaram as e os socialistas.