A Alternativa Socialista é uma organização revolucionária, ecossocialista, feminista e internacionalista fundada em 2018, com o objetivo de agrupar todas e todos aqueles que estejam dispostos a construir uma luta sem tréguas contra o apodrecido sistema capitalista. Mesmo com pouco tempo de existência, a AS se referencia na longa tradição do marxismo científico e revolucionário, mais especificamente no legado teórico e político de revolucionários como Marx, Engels, Lenin, Trotsky e Nahuel Moreno.
Nascemos para nos constituir enquanto vanguarda das lutas políticas e sociais de trabalhadoras e trabalhadores, das juventudes e dos movimentos populares, debatendo, formando e organizando militantes profissionais forjados no dia-a-dia da luta de classes. Ao mesmo tempo, temos certeza de que não somos as e os únicos revolucionários no país e, por isso, estamos dispostos a lutar ombro a ombro com todas e todos aquelas e aqueles que compartilhem desse ideal.
Surgimos em um período de grandes lutas, mas também de grandes desafios. A eleição de Bolsonaro, um presidente da extrema-direita no Brasil, que pretende implementar uma série de ataques à classe trabalhadora jamais vistos na história recente do país de maneira tão feroz e com um discurso que ameaça os direitos básicos de diversos grupos sociais como as mulheres, negras e negros, povos indígenas e LGBTQIA+, sem dúvida nenhuma nos coloca diante de uma tarefa de repercussão não apenas nacional, mas continental, e quiçá mundial. A derrota de um governo como esse pelas mãos das trabalhadoras e dos trabalhadores pode representar um importante ponto de mudança na luta de classes no próximo período.
Assim como nós, companheiras e companheiros de outros países da América Latina também têm enfrentado governos repressivos, a serviço da administração do Estado capitalista e em favor das classes dominantes, seja na Nicarágua de Daniel Ortega e Rosário Murillo, na Venezuela de Nicolás Maduro, no Chile de Sebastián Piñera ou na Argentina de Alberto Fernández, e têm dado exemplos de luta e resistência. Pensando na necessidade de criar um vínculo permanente entre as e os revolucionários da América Latina e Europa, decidimos contribuir para a formação de uma nova corrente internacional, a Anticapitalistas em Rede. Mesmo fundada em maio de 2018, em pouco tempo avançou de maneira animadora.
Em maio de 2019, durante a Conferência Aberta realizada em Barcelona e com a aproximação e construção conjunta com organizações da Ásia e Oriente Médio, a corrente Anticapitalistas em Rede foi dissolvida, dando lugar a fundação da Liga Internacional Socialista (LIS-ISL). A Conferência de fundação da LIS foi realizada com a presença de mais de 20 organizações e partidos de quatro continentes. De lá pra cá, conseguimos crescer ao convergir com organizações revolucionárias de vários países, nos fazendo estar presente nos cinco continente.
Fazemos um chamado a você para que venha nos ajudar a construir essa importante ferramenta de luta e de transformação. Nós compreendemos que este sistema não tem nada mais a nos oferecer a não ser mais miséria, exploração e injustiça, e por isso acreditamos que se faz urgente construir uma outra alternativa, uma Alternativa Socialista para que o poder deixe as mãos de uma minoria e passe para o controle da classe trabalhadora e a sua juventude, em toda sua diversidade. Somos trabalhadoras e trabalhadores, estudantes, desempregades que acreditam na construção de uma nova organização anticapitalista, ecossocialista, feminista, internacionalista e revolucionária.
Alternativa Socialista
Liga Internacional Socialista – Brasil