Lira ameaça a cassação do mandato de um parlamentar da classe trabalhadora e do povo pobre. Às ruas defender o Deputado Glauber Braga!
Por Alternativa Socialista/PSOL – LIS, Brasil
O poder econômico fica muito incomodado e nervoso com parlamentares que, como o Deputado Federal Glauber Braga (PSOL-RJ), usam a tribuna da Câmara de Deputados para demonstrar a truculência dos políticos que legislam contra o povo trabalhador e pobre e a favor dos empresários e banqueiros.
Não é novidade para ninguém que Glauber defende a Petrobras 100% estatal. O camarada se une à luta histórica de trabalhadores e trabalhadoras e a atual construção da mobilização nacional contra a privatização da Petrobrasl. Na sessão do dia 31/06, Glauber usou a tribuna para desmascarar o bandido do Presidente da Câmara, Artur Lira, e suas intenções de privatizar a Petrobras a toque de caixa, afirmando: “Eu pergunto ao senhor: você não tem vergonha?”
O microfone de Glauber foi cortado imediatamente pelo anti-democrático Lira que, já desbocado, iniciou as ameaças contra ele: que não falaria na sessão e seria retirado se continuava reclamando, foram as primeiras ameças. Após, no meio da raiva contra Glauber, que não se intimidou e continuou falando, informou que seria enviado para o Comitélê de Ética da Casa: “eu tenho vergonha de fazer parte do mesmo parlamento que vossa excelência faz, só do seu”, “e se puder não ter a sua companhia na próxima legislatura, eu ficarei mais feliz”, disse Lira.
Saber que Artur Lira é um inimigo público de Glauber não faz mais que confirmar o combativo trabalho parlamentar de um deputado que não se cala e está disposto a enfrentar qualquer um que pretenda atacar os direitos e as conquistas do povo.
A direita, com ódio de classe, quer cassar o mandato de Glauber!
A impunidade da direita no parlamento e no governo tem que ser detida, o autoritarismo com que atuam não pode continuar. Defender o mandato de Glauber é defender uma conquista democrática da classe trabalhadora e do povo pobre do Brasil. Ter um deputado que defende nossos interesses e expõe as maldades dos políticos e partidos do poder econômico contra o povo, significa confrontar um poder hegemônico, o poder da burguesia no Estado que sente nojo quando um trabalhador ou trabalhadora ocupa uma banca para confrontá-la.
As tentativas reacionárias de qualquer governo, e ainda mais de um como o de Bolsonaro, que não deixa de atacar as conquistas democráticas, devem se confrontar com toda a força de nossa mobilização. O poder econômico, encorajado por ter o poder no Estado, sempre atacará nossas conquistas, aproveitando os momentos de confusão e desmobilização para isso. É por isso que não podemos confiar em qualquer medida judicial, administrativa ou protocolar a ser feita de maneira isolada, sem ser acompanhada pela mobilização do povo nas ruas.
É um ataque ao conjunto da classe trabalhadora e nossa resposta tem que ser contundente e firme. As Centrais Sindicais, organizações sindicais e sociais devem chamar à mobilização para defender o mandato de Glauber Braga. O partidos de esquerda, começando pelo PSOL, deve convocar um ato nacional em defesa da democracia e contra esse ataque autoritário e reacionário.
Todo nosso apoio ao companheiro Deputado Federal Glauber Braga! Não passarão!