Governo Bolsonaro aumenta a pobreza, a fome, o ódio e a violência. Justiça para Marcelo Aloizio de Arruda! Fora Bolsonaro e o bolsonarismo!
Por Comitê de Enlace Alternativa Socialista e Luta Socialista – LIS, Brasil.
Bolsonaro tem responsabilidade no bárbaro assassinato político de Marcelo Aloizio de Arruda, tesoureiro do PT de Foz do Iguaçu/PR, praticado pelo policial penal federal, bolsonarista, Jorge José da Rocha Guaranho. O projeto de ódio da extrema-direita bolsonarista assassinou um militante da oposição. Este fato é uma mostra do aprofundamento da polarização que cresce à medida que avança a crise econômica e social, provocando sofrimento e desespero em setores da sociedade, que não encontram saída ao desemprego, à pobreza e à fome.
Bolsonaro impulsiona cotidianamente o preconceito, o autoritarismo, a delinquência em sua base social que, na ausência de um projeto político da classe trabalhadora, independente e com capacidade de dialogar com as massas, sente-se à vontade e bem armada para praticar seus crimes. Bolsonaro e seus seguidores bolsonaristas, ainda que não tenham condições de protagonizar, hoje, uma aventura golpista, são um perigo que deve ser derrotado pela ação da classe trabalhadora, visto que as instituições da democracia burguesa sequer são consequentes em preservar as mínimas liberdades democráticas da república conquistadas com luta e mobilização da maioria da população pobre, periférica e trabalhadora.
A política do PT e Lula frente a este fato da barbárie, foi chamar à “paz social”. Ou seja, diante de um ato fascista, Lula convoca a não fazer nada e continuar no caminho da farsa da democracia burguesa, confiando nas eleições como solução. É por isso que reafirmamos: depositar a confiança nas eleições e na “paz social” contra Bolsonaro pode ser catastrófico. Somente as e os trabalhadores mobilizados terão a capacidade de derrotar o bolsonarismo. Não existe paz frente ao fascismo, este só pode ser derrotado com a força de nossa mobilização e levantando um projeto político que apresente resposta aos problemas que o povo trabalhador e pobre tem no seu dia a dia.
A proposta de conciliação com aqueles que provocam a barbárie, tanto com um projeto de extrema-direita, quanto com aquele da direita tradicional que representa os mesmos interesses da classe dominante, não só não deterá o bolsonarismo como abrirá espaço para seu crescimento e fortalecimento. As centrais sindicais, movimentos sociais e todos os partidos políticos de esquerda, devem convocar uma mobilização nacional exigindo justiça para Marcelo, punição ao assassino e ao mentor político que ocupa o palácio da Alvorada. Contra todo ataque fascista e em defesa das liberdades democráticas conquistadas.
O Comitê de Enlace formado pelas organizações da Liga Internacional Socialista-LIS no Brasil, Alternativa Socialista e Luta Socialista, chamam todas e todos que defendem a classe trabalhadora e suas conquistas, e não estão dispostos a recuar frente os arroubo bolsonaristas, a construir uma alternativa política antifascista, anticapitalista, revolucionária e internacionalista, e assim botar Bolsonaro e o bolsonarismo na lata de lixo da história, de onde nunca deveriam ter saído.
Comitê de Enlace
Alternativa Socialista e Luta Socialista
12 de julho de 2022.