Fracassa o golpismo bolsonarista em Brasília
Neste domingo, 08/01 bolsonaristas invadiram os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto, esse ato golpista contou com a conivência do governador do DF Ibaneis Rocha e de seu secretário de segurança Anderson Torres.
A manifestação, anunciada um dia após a posse do presidente Lula, também foi negligenciada pelo governo federal e por todas as instituições do regime que até o momento nada fizeram de concreto para acabar com os acampamentos fascistas que ainda existem na maioria dos estados.
As direções do movimento de massas em nosso país tem demorado em convocar os trabalhadores e o povo pobre brasileiro a se manifestar nas ruas e de uma vez por todas colocar fim nas absurdas ações fascistas que atentam contra as liberdades democráticas duramente conquistas com a luta do povo brasileiro.
É necessário punir os empresários fascistas bolsonaristas, representes do agronegócio, garimpeiros, madeireiros, invasores das terras indígenas que durante meses vem financiando ações golpistas à mando do ex-Presidente. Exigimos a identificação dos responsáveis, punição e o confisco de seus bens. Não aceitaremos anistia alguma por parte do estado brasileiro aos crimes cometidos. Prisão para Bolsonaro, Ibaneis e Anderson Torres.
É necessário que a vontade soberana do povo que elegeu Lula Presidente seja respeitada e todos os responsáveis pelos atos terroristas de extrema direita sejam presos, criminalizados
É urgente que a CUT, CTB, UNE, UBES, MST, MTST e entidades nacionais, da esquerda e dos demais movimentos sociais, deem uma demonstração de força nas ruas convocando um dia de manifestação nacional.
A confiança completa nas instituições do Regime, conivente com o fascismo, é uma ilusão.. É necessário defender as conquistas democráticas com a única força capaz, a mobilização.
São Paulo, 8 de janeiro de 2023
Comitê de Enlace – Luta Socialista e Alternativa Socialista/PSOL – LIS no Brasil