Formado o Comitê de Enlace Alternativa Socialista-Luta Socialista no Brasil
A entrada de Luta Socialista na LIS corrobora o chamado pela unificação dos revolucionários em todo o mundo que faz a Liga Internacional Socialista. No Brasil é o aprofundamento de uma batalha política que deram conjuntamente Luta Socialista e Alternativa Socialista para conformar um bloco da esquerda revolucionária no Partido Socialismo e Liberdade, contra as políticas da direção majoritária que atua para refundar o PSOL como um partido da ordem.
O Comitê de Enlace irá aprofundar o debate político, a intervenção comum na luta de classe e campanhas internacionais, é a confluência necessária para que as duas organizações possam construir o caminho à unificação. Este importante passo é o resultado de um processo de trabalho conjunto, que tem sua base no entendimento da necessidade de construir partido revolucionário, essencial em tempos de crise capitalista mundial, tempos de guerras, rebeliões e revoluções que impõe a urgência do socialismo frente à destruição e a barbárie capitalista.
O projeto da Liga Internacional Socialista nos une a mais de 30 organizações revolucionárias nos quatro continentes e segue crescendo como uma referência de militância internacionalista e revolucionária. Alicerçada na tradição marxista, leninista e trotskista, unindo revolucionários de distintas tradições, e se propõe a ser parte da construção e fortalecimento do Partido Mundial da Classe Trabalhadora, combatendo o ceticismo, o oportunismo, o sectarismo que levam a capitulação e marginalidade política. Unimos diversas tradições revolucionarias para fortalecer uma ferramenta que tem a teoria da revolução permanente, o programa de transição e o centralismo democrático como guias.
O Brasil de Bolsonaro e o bolsonarismo, como projeto neoliberal, com seus ataques constantes às conquistas da classe trabalhadora e do povo pobre, que atacam brutalmente mulheres trabalhadoras, os povos originários, negros e negras, jovens periféricos e a comunidade LGBTQIA+ nos encoraja na construção revolucionária para acabar com o capitalismo e suas mazelas e pela libertação da classe trabalhadora. É urgente e necessário derrotar esse governo e seu projeto de morte. Precisamos acabar também com o projeto da conciliação de classe e convivência pacífica com o capital, política nefasta que permite o recrudescimento da extrema direita que hoje governa no país, pela desmoralização que leva às massas que confiaram nos governos do PT em aliança com a burguesia. Somos correntes internas e fundadoras do PSOL, nos opomos firmemente ao rumo liquidacionista que a direção majoritária está dando. Defendemos o PSOL das origens, com independência política de classe e programa socialista, fomos ativos impulsores da defesa pela candidatura própria, contra o apoio à chapa Lula-Alckmin e, é claro, a conformar Federação com um partido burguês como é a Rede Sustentabilidade.
Batalhamos pelo projeto fundacional do Partido Socialismo e Liberdade, demos um passo importantíssimo como esquerda radical que não capitula ao eleitoralismo, ao parlamentarismo burguês e constrói uma ferramenta política independente para atuar nos processos da luta de classe. É necessário construir uma alternativa política de esquerda e socialista para os e as que lutam. Assim convidamos a todas, todos e todes que compartilham a mesma perspectiva a somar forças e construir um processo comum de unidade revolucionária, internacionalista, anticapitalista e socialista.
Comitê de Enlace
Alternativa Socialista e Luta Socialista
18 de Julho de 2022