Por Verónica O’Kelly – Alternativa Socialista/PSOL.

Em 13 de março passado, a maioria do Diretório Nacional (DN) do PSOL votou uma resolução sobre a situação política e outra sobre a convocatória do Congresso Nacional para os dias 25 e 26 de setembro deste ano. Em uma votação de encerramento com 37 votos a favor e 26 contra, a maioria na direção confirma sua linha política ligada ao projeto de conciliação de classes e um método de funcionamento que se afasta das bases do partido.

Em resposta a esta votação, mais de 20 correntes internas, como todos nós no Bloco de Esquerda Radical, MES, Comuna, APS, Revolução Brasileira, Nova Praxis, entre outras com importante extensão nacional, representação nos órgãos de direção nacional, estadual e municipal, e também uma forte presença parlamentar, divulgamos o manifesto “Por um Congresso democrático do PSOL, com vacinação ampla e condições sanitárias adequadas!  Algumas horas após seu lançamento, o manifesto vem recolhendo centenas de assinaturas e estamos certos de que crescerá no calor do debate que se abre de uma ponta a outra do país, pois como dizemos no próprio manifesto: “Essa prática não condiz com nossas formulações históricas, nossa prática e concepção socialista. O PSOL não tem vocação para processos excludentes e antidemocráticos.”.

Um método antidemocrático a serviço de uma política equivocada

Como temos dito em notas e declarações anteriores, no PSOL há um profundo debate sobre a orientação política diante da conjuntura atual, mas que tem um caráter estratégico, já que o que está em discussão é o caráter independente, socialista e anti-capitalista do programa fundador do partido. A atual direção majoritária, que tem referências importantes como o último candidato presidencial Guilherme Boulos, o prefeito de Belém do Pará, Edmilson Rodrigues, entre outros parlamentares, tem insistido na política do que eles chamam de “refundação do PSOL”. Esta refundação significa fazer uma volta de 180º no programa para transformá-lo em um que expresse a conciliação de classes e a conformação de Frentes Amplas como estratégia.

É o que foi expressado nas últimas resoluções que marcaram a política eleitoral do ano passado nas eleições municipais, e o que está expresso na última resolução política da conjuntura (ver link) onde é definida a convocação de uma Mesa de Diálogo Permanente com os partidos do “campo das esquerda” (PT, PCdoB, PDT, PSB, entre outros). Um dos objetivos desta Mesa será “iniciar um debate sobre um programa para o Brasil a partir do acúmulo de cada partido em torno de cinco grandes eixos: papel do Estado; medidas concretas de redução da desigualdade social; novo modelo socioeconômico e ambiental distributivista com justiça social; combinação de democracia representativa com democracia direta; relações internacionais pró-ativas, com defesa da soberania nacional. Mesmo sendo legítimo que cada partido apresente nomes que considere viáveis para encarnar um projeto comum, isso não pode ser empecilho ao debate franco de projetos.”.

A proposta da atual direção majoritária é construir uma alternativa política para o Brasil que expresse um programa para responder a questões concretas de governo. Em outras palavras, eles estão propondo que construamos uma unidade política com o objetivo de governar com aqueles que governaram o país durante uma década e hoje governam alguns Estados, a serviço do capital e do lucro do 1%.

Este é o eixo da discussão e é o que está por trás do chamado ao Congresso agora, e é por isso que somos absolutamente contra ele. Com a política da direção majoritária, o PSOL está se aproximando de Lula e do PT, seguindo essa direção política que é responsável por parar as atuais lutas contra o governo Bolsonaro, chamando a esperar até as eleições presidenciais de 2022, colocando o “presidente Lula” como eixo central de toda sua política.

O método antidemocrático posto em prática pela direção, a serviço de sua orientação política equivocada e liquidacionista do PSOL, deve ser confrontado com a maior força de unidade de todas as correntes da esquerda socialista que fazemos parte do partido, e também por toda a grande militância independente que defende um PSOL democrático e socialista. Essa é a razão de ser do Manifesto e das outras medidas que podem surgir no futuro.

Para assinar o Manifesto: https://adiacongressopsol.com.br/

Reproduzimos aqui o Manifesto:

“Por um Congresso do PSOL democrático, com Vacinação ampla e em condições sanitárias adequadas!”[1]

Defendemos o adiamento do Congresso, combinado com a vacinação da maioria da população.

As correntes e militantes que assinamos embaixo, estamos enfaticamente contra a realização do VII Congresso do PSOL. Nesse momento de agravamento da crise sanitária e colapso do sistema de saúde, com muitas cidades à beira do caos, é uma irresponsabilidade aprovar a realização do Congresso Partidário. A tendência principal é que essa situação não seja resolvida no curto/médio prazo, dada a nítida insuficiência da vacinação no país. Nosso Partido tornou-se referência pela sua coerência e combatividade no enfrentamento a Covid-19. Estamos também na linha de frente da defesa da vida dos profissionais da saúde, lutando por condições dignas de trabalho, e educação, lutando em todos os espaços para que as aulas presenciais não retornem. Também somos a principal referência nacional na luta por Auxílio Emergencial digno para garantir as medidas necessárias de isolamento social.

No ano passado, precisamente no dia 30 de março de 2020, quando a Direção Nacional do Partido deliberou pelo adiamento do congresso, a pandemia estava ainda no começo. Um dos fundamentos da decisão foi de seguir respeitando as recomendações da OMS e das autoridades nacionais e internacionais de saúde, sobre o isolamento social para impedir a disseminação do vírus.

Naquele período, entre os dias 30 de março a 02 de abril o número de mortes no Brasil atingia uma marca de 23 a 84 mortes por dia. E tomamos a decisão pelo adiamento, o que se demonstrou acertado. Ocorre que o número de mortes por Covid-19 no Brasil cresceu assustadoramente e nos últimos dias de março, atingimos a média de 3 mil mortes diárias, dados estes subestimados. Uma situação dramática que piora a cada dia com as atitudes, cujos efeitos são desastrosos, do Governo Bolsonaro e seu Ministério da Saúde.

O nosso País é o primeiro no mundo em número de mortes por Covid-19. A vacinação ocorre de maneira lenta e imprevisível. Nossa bandeira partidária número um é a luta pelo isolamento social, pela ampla vacinação do povo brasileiro para bloquear essa doença e por medidas sociais de auxilio que garanta a sobrevivência dos mais pobres. Realizar um congresso no momento em que a pandemia aumentou o número de mortes no País, batendo recordes diários, expressa uma grande contradição para o que temos defendido na luta contra o negacionismo e na luta por cumprirmos as orientações das autoridades nacionais, internacionais e da OMS. Se o número de mortes saiu das casas das dezenas em março de 2020 e aumentou para a casa dos milhares em março de 2021, qual será nosso argumento público para realização congressual?

A realização de um congresso partidário poderá nos causar uma desmoralização de nossas posições em defesa do distanciamento social, podendo nos confundir com os negacionistas que causam aglomerações colocando em risco a vida do nosso povo. Não esqueçamos que mesmo tendo a proposta de que o debate seja virtual, um congresso implica mobilização de militantes do partido que vão se aglomerar no país inteiro para votar, fiscalizar e organizar as votações. O PSOL é um partido presente nas mais diversas regiões do país e as condições de acesso a medidas sanitárias adequadas é muito desigual, tendo muitas diferenças entre os grandes centros urbanos e as cidades menores. Defendemos o adiamento do Congresso, combinado com a vacinação da maioria da população.

SOBRE O DEBATE VIRTUAL E A EXCLUSÃO DIGITAL

Somos contra o congresso exclusivamente virtual, porque em primeiro lugar priva a militância da sua participação. Segundo dados da PNAD de 2018, um em cada quatro brasileiros não possui acesso à Internet. É uma contradição com nosso programa, nossas bandeiras históricas, um processo congressual que impossibilite a participação dos setores historicamente marginalizados pela exclusão digital. Estamos falando especialmente dos setores que compõem nosso partido como: desempregados, sem-teto, sem-terra, precarizados e todos demais setores em estado de extrema vulnerabilidade da nossa classe.

Um congresso apenas com debates virtuais significa excluir todos esses setores dos debates partidários, promovendo um processo de despolitização, onde se vota sem as condições objetivas de participação dos debates, intensificando uma lógica personalista, como aconteceu nos PED do Partido dos Trabalhadores. Essa prática não condiz com nossas formulações históricas, nossa prática e concepção socialista. O PSOL não tem vocação para processos excludentes e antidemocráticos.

Sabemos que setores que entraram no partido depois do último congresso não estão representados nas instâncias do partido. Porém, essa demanda não pode se sobrepor as graves questões sanitárias que nossa classe está atravessando. Sabemos que é um problema político e que pode e deve ser superado com medidas de emergência, como por exemplo, incluir esses setores nas atuais instâncias do partido, com direito a voz, voto e condições objetivas para contribuírem com a construção do partido, até que possamos realizar o VII Congresso do PSOL em condições sanitárias adequadas.

Primeiras assinaturas:

Ação Popular Socialista (APS/PSOL)

Alicerce/PSOL

Alternativa Socialista (AS/PSOL)

Anticapitalistas/PSOL

Avança PSOL

Coletivo Mãe Terra

Coletivo Politizando Guarulhos/PSOL

Comuna/PSOL

Corrente Socialista de Trabalhadoras e Trabalhadores (CST/PSOL)

Grupo de Ação Socialista (GAS/PSOL)

Liberdade e Revolução Popular (LRP)

Luta Socialista (LS/PSOL).

Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL)

Nova Praxis/PSOL

PRO.POS.TA pela Educação – PSOL Santo André

PSOL pela Base

Revolução Brasileira (RB/PSOL)

Socialismo ou Barbárie (SoB/PSOL)

ADAIR DE SOUZA – PSOL MARINGÁ/PR

Adjoan Maciel Batista Da Fonseca – Analista DE Sistemas, PSOL/DF

Adolpho Tundis, Combate Educação

Adriano Dias, oposição Correios e coordenação da CSP-CONLUTAS RJ

Adriano Ribeiro – PSOL Iguape

Ailton Lopes – Presidente estadual do PSOL Ceará.

Carlos Eduardo Gomes da Silva – Presidente municipal do PSOL de Maracanaú

Airton Garcez – PSOL Viamão

Alice Carvalho da Silva dos Santos – Presidente do PSOL Santa Maria.

Alan Martins De Oliveira – Executiva Municipal PSOL Embu Das Artes

Alessandro Wilson G. R. Fernandes – Diretório Municipal de Juazeiro do Norte/CE

Alex Fernandes – PSOL São Paulo, Metroviário

Alexandre Alves De Araújo – São Paulo

Alexandre Martins – DM PSOL Jacareí

Alexandre Ribeiro Lyra Bezerra – São Paulo/SP

Alexandre Roldan – PSOL São Paulo, Sindicato dos Metroviários de SP

Alexandre Salvador Werri- PSOL Maringá/pr

Alexsandro Costa/SP

ALINE CRISTINA DA SILVA VERAS – PSOL TERESINA/PI

Aline Pandolfi – PSOL Vila Velha

Aline Pereira da Silva, Psol Natal

Allan da Silva Coelho – PSOL São Paulo, professor.

Allany Thayze/Bélgica

ALMIR PEREIRA COIMBRA – DIRIGENTE SINTPSPREV/MG, PSOL PAVÃO/MG

ALZIMAR SOUZA BRAGA – PSOL VITORIA/ES

Bedushi Sterzo – PSOL Limeira/SP

Amanda Cecília Dias Olmedo – Itajaí/SC

Amanda Rosa Koschnik – Educadora Social e Movimento Negro de Florianópolis – PSOL/SC

Ana Carolina Andrade – PSOL SP, DN do PSOL, coordenação estadual do Setorial de Mulheres.

Ana Lia Galvão – PSOL SP, militante do Ecoar e da Frente Estadual pelo Desencarceramento.

Ana Carolina Chaves Gomes – PSOL Ponte Nova/MG

Aurelícia Teixeira – Diretório Municipal PSOL BH

ANA CRISTINA DA SILVA VERAS – DIREÇÃO DO PSOL/PI, MOVIMENTO DA SAÚDE

ANA MARIA NASCIMENTO – PSOL VITORIA/ES

Anderson Nogueira /SP

Andre Luiz De Oliveira Do Nascimento – Motorista, PSOL/DF

André Murtinho Ribeiro Chaves – Secretário do PSOL Cananeia SP

Andréa Matos – Professora UFPA, Direção do Andes Regional Norte II

Andreia Silva- São Bernardo/SP

Angelo Balbino Soares Pereira – Executiva Regional PSOL/DF

ANGELO CEZAR JACHELLI JUNIOR – COORDENADOR GERAL DO SEPE/RJ, PSOL NOVA FRIBURGO/RJ

ANIELLE CRISTINA DA SILVA VERAS – PSOL TERESINA/PI

ANILDO ANDRADE FAGUNDES – PSOL CASCAVEL/PR

Anita Prosperi Queiroz – PSOL de Natal, militante ecossocialista da causa animal.

Antônia Cariongo – quilombola, presidenta do PSOL Santa Rita, Executiva Estadual do PSOL.

ANTONIO BRAZ LOPES – PSOL CASCAVEL/PR

ANTONIO CAETANO – SINDICATO DOS TÉCNICOS AGRÍCOLAS, PSOL MARINGA/PR

ANTÔNIO CAETANO -PSOL MARINGÁ

Antonio Carlos Soler Notário – Santo André/SP

ANTONIO GERSSI BORGES DE LIMA – PSOL CASCAVEL/PR

Antonio Lucivan Colpani Junior – PSOL Francisco Beltrão.

Antonio Lucivan Colpani Junior – PSOL Francisco Beltrão.

APARECIDA TOMAZIO DE P. GUIMARÃES – DIRIGENTE DO SINTSPREV/MG, PSOL BELO HORIZONTE/MG

Arilton Soares – Núcleo Brás, São Paulo/SP

Arthur Moreira – Diretório Municipal do PSOL Vitória

Ayana Betina Rigatto Serra – PSOL Maringá/pr

Babá, professor da UFRJ e Coordenação Nacional da CST

Bárbara Simonetti – Núcleo Augusta, São Paulo/SP

Barbara Sinedino, Dirigente do SEPE-RJ

Bernarda Thailania, Coordenadora do SINTUFF

Beto Bannwart – Núcleo PSOL Avaré/SP

Bonifácio Ribeiro da Silva – São Bernardo do Campo/SP

Brenda Marques Pena – militante do PSOL de BH, jornalista.

Breno Félix Gomes Silva – São Bernardo do Campo/SP

Brice Bragato, presidente do DM de Vitória-ES

Bruno César – Militante do PSOL Natal

Bruno César – Militante do PSOL Natal

Bruno da Rosa, Oposição dos Garis/RJ

Bruno de Azambuja Silveira – Presidente do Diretório Municipal do PSOL Guaíba/RS

Bruno Leite Carvalho Psol Guarulhos

Bruno Lima Soares, Analista de Processos Comerciais, PSOL/Natal.

Bruno Luís Santiago Cruz – PSOL-RJ

Caio Dorsa, Metroviário SP

Caio Martins, PSOL Araraquara

Caio Sepulveda, Vamos à luta

Camila Aquino Dos Santos Silva – Estudante, PSOL/DF

Camila Arasaki Casarotto – Professora Rede Municipal de Florianópolis – PSOL/SC

Camila de Freitas Teixeira – PSOL Ponte Nova/MG

Camila Marques PSOL Guarulhos

Camila Siqueira Katrein – Movimento Feminista de Florianópolis – PSOL/SC

Camila Valadão – vereadora de Vitória

Camila Viviane Lui de Sousa – Presidenta do PSOL Foz do Iguaçu, Diretório Estadual do PSOL.

Camila Viviane Lui de Sousa – Presidenta do PSOL Foz do Iguaçu, Diretório Estadual do PSOL.

Carina Sousa Costa – Direção Estadual do PSOL Ceará

Carla Clemente – PSOL Santos, Coletivo Anticapitalistas.

Carlos Alberto – Professor, Coordenador de Finanças do SINTEPP BELÉM

CARLOS ALBERTO CARDOSO DE MIRANDA – PSOL BRASILIA/DF

CARLOS ALBERTO DA SILVA – PSOL MARINGÁ/PR

Carlos Alberto presidente Psol Atibaia

Carlos Guerra – Dirigente do PSOL em Mossoró

Carlos Guerra – Dirigente do PSOL em Mossoró

CARLOS ROBERTO DOS SANTOS – DIRIGENTE DA FENASPS, PSOL/DF

Carlos Schmidt – PSOL Porto Alegre, Diretor do Andes na UFRGS.

Carmem Castro – PSOL-RJ

Carolina Brito – PSOL Vitória

Cássia  Ceres – Executiva do PSOL/Belém/PA – Coletivo Feminista Marielle Vive!

Cassio Eduardo Silveira Xavier – Músico, PSOL/DF

Célio Juliano Barroso Trindade – 1° Secretário de Finanças do Psol São Leopoldo.

Celso Cabral, DCE UFPA

Cheron Moretti – PSOL Novo Hamburgo, feminista, profª universitária, dirigente do CI da IV.

CHRISTIANE FERNANDES DA SILVA – TERESINA/PI

Cibele Sidney do Psol Atibaia

Cícero dos Santos – Juazeiro do Norte/CE

Cícero Florentino de Arruda – São Bernardo do Campo/SP

CÍCERO NOGUEIRA DA SILVA NETO – PRESIDENTE DO PSOL DE AREIA BRANCA/RN, DIRIGENTE DO SINDPREVS/RN

Cida Santos – PSOL Santos, Fórum Popular de Saúde de Santos- SP

Cindy Ishida, diretório PSOL Minas e Vamos à luta UFMG

Claudia Alves Camelo – Técnica EM Enfermagem, PSOL/DF

Claudia Santana Martins – Setorial Ecossocialista/SP

Claudiana Alves Camelo – Secretária Executiva, PSOL/DF

CLEUZA MARIA FAUSTINO DO NASCIMENTO – DIRIGENTE DO SINTSPREV/MG E FENASPS, PSOL JUIZ DE FORA/MG

Clever Gomes Junior – Mecânico, PSOL/DF

Coletivo Mãe Terra Guarulhos e São Paulo

Coletivo Politizando PSOL Guarulhos SP

Cosme Miranda Rangel – Analista DE Finanças, PSOL/DF

Cristiano Idalgo Leite – PSOL Jacareí, Sindicato dos Químicos SJC

Cristina Schwarz – PSOL Porto Alegre

Dalvaci Oliveira da Silva, dirigente do Psol em Pureza/RN

Daneila Luiza De Almeida – Professora, PSOL/DF

Daniel Domingues Monteiro – PSOL-RJ

Daniel Emmanuel – Diretor do SINDISPREV/RS e FENASPS – PSOL/RS

Daniel Lisboa – PSOL-RJ

Daniela Monteiro da Cruz – Bióloga, Coletivo Feminista Marielle Vive!

Daniela Possebon, Metroviária SP

Danielle Guedes Silva – Professora, PSOL/DF

Danilo Bianchi, diretório nacional do PSOL

Danilo Bifone – Núcleo Brás, São Paulo/SP

Danilo Moreira – São Paulo/SP

Darlene Regina Faria – PSOL Santos

Davi Paulo de Souza Junior – Presidente do PSOL Jacareí, Sindicato dos Químicos SJC

Davi Richter Júnior/ SP

David Urbano – Almirante Tamandaré – PSOL/PR

Deborah Lorenzo Gomez Silva – São Paulo/SP

Dejair Dias – PSOL-RJ

Demetrius Vicente Marcelino – Presidente DM PSOL Aparecida, Opos Servid Municipais.

DENIS DIAS DE FREITAS NAKAZATO – PSOL MARINGA/PR

Denise Laitano – PSOL Porto Alegre RS

Diane Moraes Souza – Trabalhadora Autônoma, Coletivo Feminista Marielle Vive!

Diego Vitello, diretor do Sindicato dos Metroviários de SP e Coordenador da CSP-CONLUTAS

Diogo Araújo – PSOL Fortaleza, ME Medicina UFC

DIONISIA DOS SANTOS SILVA – PSOL VITORIA/ES

Dirlene Marques – PSOL BH, feminista, economista, candidata a governadora pelo PSOL 2018.

Eustáquio dos Reis – PSOL Uberaba, fundador do PSOL nacional e do PSOL Minas.

Divani Fátima – PSOL Embu das Artes, conselheira estadual Apeoesp

DNERY MARIA RIBEIRO – DIRIGENTE DO SINDPREV/ES, PSOL VITÓRIA/ES

DOMINGOS CORDEIRO FRANÇA – MILITANTE DA SAÚDE, PSOL SERRA/ES

Douglas Diniz – Executiva Nacional do PSOL

Dulcideia Palheta – Professora, Direção Andes Regional Norte II, Coletivo Feminista Marielle Vive!

Durvalina Soares – Núcleo Brás, São Paulo/SP

Éder Alexandre Todesco – São Bernardo do Campo/SP

Edgar Cândido Brites – PSOL Caraguatatuba

Edineia Matos – Diretório Nacional do PSOL

Edivaldo de Paula, Diretório PSOL BH

Edivaldo Edison Pantoja da Silva – Bancário, Unidos Pra Lutar

Edivanildo Rodrigues de Araújo – vice-presidente municipal do PSOL Iguatu

Edmilson Costa Santos, presidente do PSOL Franco da Rocha.

Ednardo B. R. ‘Tocha’ Lopes – PSOL Parnamirim, militante cultural e antirracista.

EDSON BOMFIM DOS SANTOS – DIRIGENTE DO PSOL VITÓRIA/ES, MILITANTE DO QRC.

Eduardo Ferreira – São Paulo, SP

Eduardo Ferreira – São Paulo/SP

Eduardo Pimentel  – Executiva do SINTSEP-PA.

Eduardo Protázio, Juventude Vamos à Luta e Dir. Estadual PSOL Pará

Eduardo Rochael – Presidente municipal do PSOL Caraguatatuba

Eduardo Rodrigues – Estudante, PSOL Ananindeua/PA.

Eduardo Ruppenthal – Professor em Osório – PSOL/RS

EGESON CONCEIÇÃO IGNÁCIO DA SILVA – DIRETOR DO SINDMETAL/RJ, PSOL RIO DE JANEIRO/RJ

Eliane de Fatima Zacarias Delfiol PSOL Guarulhos SP

Elídio A. B. Marques – PSOL RJ, professor da UFRJ.

Elisabete Búrigo – PSOL Porto Alegre, diretora do Andes na UFRGS.

Elizabeth Maria Dias Carvalho Psol Natal

ELY STURION – DIRIGENTE SINDPREVS/PR, PSOL LONDRINA/PR

Emanuelly Nery – Presidente do Diretório Municipal do PSOL de São José dos Campos

Enrico Bigotto – São Paulo/SP

Erick Gurgel Praxedes, estudante universitário, Diretório Municipal, PSOL/Caraúbas.

Erick Peleggia – PSOL São Paulo

Evelyn Gutierrez São José do Rio Preto SP

EVILÁSIO PEREIRA – OPOSIÇÃO SINDPREV/BA, PSOL SALVADOR/BA

Eziel Duarte, diretório estadual PSOL Belém

Fábia Ferreira, coordenadora regional do Sindsaude do Seridó

FABIANA DA SILVA CHRISPIM – PSOL JUIZ DE FORA/MG

Fabio Rossini – Núcleo Brás, São Paulo/SP

Fablo Tácito de Oliveira, Conselheiro Tutelar, Diretório Municipal, PSOL/Caraúbas.

Fabrício Cezar Gomes – Campinas/SP

Felipe Borges Pache – PSOL Jundiaí

Felipe Thomaz Januario Pinto – Santo André/SP

Fernanda Lamesa – Núcleo Augusta, São Paulo/SP

Fernanda Malafatti – PSOL Piracicaba, advogada e feminista.

Fernanda Miranda – Vereadora pelo PSOL em Pelotas/RS

Fernanda Rocha – PSOL SP, Centro Acadêmico de Relações Internacionais da PUC/SP.

Fernanda Rodrigues Leivas – Porto Alegre/RS

Fernando Carneiro, vereador Belém-PA

Fernando Pereira da Silva – São Bernardo do Campo/SP

Filipe Sant’Ana Mantini – Juazeiro do Norte/CE

Flávia Jacquier Castanheira – São Paulo/SP

Francisca Jesus – Setorial Mulheres e Negros e Negras – PSOL Pelotas/RS

Francisco Alberto Silva de Farias, dirigente do GAS/RN

FRANCISCO DOS SANTOS FILHO – DIRETOR DO SINDPREV/ES, PSOL VILA VELHA/ES

Francisco Eduardo Bodião – São Paulo/SP

Francisco Eduardo Bodião – São Paulo/SP

FRANCISCO JOSE DA SILVA – DIRIGENTE DO PSOL/PI, PSOL TERESINA/PI

Francisco Melquíades Falcão Leal – PSOL de Parnamirim, professor.

Francismar Maia da Fonseca e Silva, Servidor Público, PSOL/Natal.

Francys Lacchine – PSOL Vitória

Frederico Henriques – Diretório Nacional do PSOL

Gabriel Cunha – Professor, Movimento LGBTS

Gabriel Gondim – PSOL-RJ

Gabriel Manhães Barreto- São Paulo/SP

GABRIEL MEDEIROS DA COSTA – PSOL CASCAVEL/PR

Gabriel Oliveira Psol Cuiabá MT,

Gabriel Rodrigues – Advogado, Suplente da Direção do PSOL Ananindeua/PA.

Geórgia Paula Martins Faust – PSOL Blumenau.

Geraldo Zacarias de Andrade – PSOL João Câmara, professor, militante do MST e assentado.

GERCI BAIENSE DA FONSECA – PSOL VITORIA/ES

Gerson Lima, Sintsep-Pa

GERSON SONEGO – PSOL MARINGÁ/PR

GESA LINHARES CORRÊA – DIRETORIO ESTADUAL DO PSOL/RJ, EXECUTIVA NACIONAL CSP CONLUTAS

GILBERTO SOARES SILVA – PSOL BRASILIA/DF

Gilda Farias – Diretório Estadual do PSOL

Gilson Amaro – Membro do Diretório Estadual do PSOL SP

Guilherme Gil – Professor em Porto Alegre – PSOL/RS

Gustavo Bueno – PSOL-RJ

Halle Figueiredo – PSOL de Coronel Fabriciano

Joanice Ferreira Meireles Fialho – Presidente PSOL Januária, Diretora do SindUte/MG.

Harrisson Arruda da Silva, professor, PSOL/Natal.

Helder dos Santos de Oliveira – Presidente do Diretório Municipal de Cananeia.

Henrique Araujo Aragusuku – PSOL São Paulo, coordenação do Setorial LGBT do PSOL SP.

Heloisa Helena Gomes Teixeira da Paz – PSOL Maringá/pr

Heric Moura – PSOL Santos

João Machado Borges Neto – PSOL São Paulo, professor da PUC-SP.

Hiandra Pedroso – Advogada, PSOL/Amapá, Coletivo Feminista Marielle Vive!

Hilton Coelho, deputado estadual-BA

Hudson Vassoler – PSOL Cariacica

HUGO RAMIREZ FILHO – JORNALISTA – PSOL LONDRINA/PR

HUMBERTO DA SILVA MICHAELI – DIREÇÃO DO PSOL VASSOURAS/RJ – DIREÇÃO ESTADUAL CSP CONLUTAS

Iano Serrão – Executiva do PSOL/Ananindeua/PA

Iara Suzana – Agente DE Saúde/Unidos Pra Lutar/Minas Ferais

Igor Emmanuel Marques – Diretório Municipal do PSOL Vitória

Inacio Magalhaes Do Nascimento – Pedreiro, PSOL/DF

Indra Fairbank – PSOL Vitória

Iosete Fernandes Gurgel, Assistente Social, Diretório Municipal, PSOL/Caraúbas.

Iranilda Catarina da Silva – PSOL Poço Branco

IRINEU RAFAELI – PSOL MARINGÁ/PR

Isabela Alves Reis – Advogada/Militante Feminista, PSOL/DF

Isabela Fischer – Estudante de Direito UFPEL – PSOL/RS

Isadora Bueno, CA de História da UFU

Israel Dutra – Executiva Nacional do PSOL

Ítalo Franklin Clarindo – São Paulo/SP

Italo Luiz Batista de Freitas – Juazeiro do Norte/CE

Iuriatan Felipe Muniz – Campinas, SP

Izabel Firmino – Niterioi, Sintuff RJ

Jacirene – Direção do PSOL Baião/PA e Coordenação da Sub-Sede de Baião/PA.

Jairo Mazini Fontes – Núcleo Brás, São Paulo/SP

Jamila Bonfá – PSOL Vitória

JAMILA JOSÉ SAAB – DIRIGENTE DO SINDPREVS/PR, PSOL LONDRINA/PR

JANAÍNA DE ASSIS MATOS – PSOL/RJ- SETORIAL ANTI-FASCISMO DO PSOL

Jean Albuquerque, Jornalista, Assessor Parlamentar, PSOL/Natal.

Jennifer Susan Webb Santos – Professora UFPA, direção do Andes Sindicato Nacional

Jéssica Patrícia Batista Bezerra, Nutricionista, Assessora Parlamentar, PSOL/Natal.

Jhonatas Monteiro, vereador Feira de Santana-BA

João Alves de Moura, Dirigente Sindical-SINAI, PSOL/Parelhas (RN).

João Batista – Presidente DM PSOL Embu Guaçu

JOÃO BATISTA DA SILVA OLIVEIRA – DEMERVAL LOBÃO/PI

Joao Flavio De Castro Moreira – Professor, PSOL/DF

João Paulo Valdo – PSOL Vitória

João Rosalvo da Silva Júnior – Núcleo Brás, São Paulo/SP

Pires Magalhães – Núcleo Brás, São Paulo/SP

João Santiago, Sintsep-pa

Joaquim Carlos M. dos Santos – presidente PSOL Paracatu, professor, agricultor agroecológico.

Joaquim Monteiro – PSOL Porto Alegre/RS

Joice Souza, diretório nacional do PSOL

José Alfredo Marta Agostinho – Diadema/SP

José Antônio (Toninho) – Direção PSOL Baião/PA e Coordenação do Sintepp de Baião/PA.

José de Campos Ferreira – Diretor do SINDISPREV/RS – PSOL/RS

José Garcia Sobrinho Psol Natal

Jose Goncalves Netto – Professor, PSOL/DF

Jose Helder Almeida De Sousa – Vigilante, PSOL/DF

José Joaquim Sobrinho, coordenador regional do Sindsaude do Seridó

José Luiz Mendes Neto – PSOL de Leopoldina

Júlio Bueno – Diretório Municipal PSOL Lavras, – militante sindical de base da ADUFLA.

José Mauro Nonato – PSOL Maringá/pr

José Roberto Silva – Praia Grande/SP

José Wilson Silva de Farias, dirigente do Goss (grupo de Oposição à diretoria do Sindsaude /RN

Josiane Tainara Hanke da Rosa – Comissão pró diretório municipal do PSOL em Farroupilha/RS

Josué Marcos Vieira do Nascimento – Servidor Federal, Unidos Pra Lutar

Juan Ricthelly Vieira da Silva – Coordenação Nacional do Setorial Ecossocialista do PSOL.

JULIA MARIA VIEIRA – DIRIGENTE DO SINTSPREV/MG, PSOL BELO HORIZONTE/MG

Julia Melo de Campos – PSOL/RS

Julia Vendramini Andrade – Florianópolis/SC

Juliana Abrantes – PSOL Vitória

Juliana De Freitas Nascimento – Professora, PSOL/DF

JULIANA LEITE DOS SANTOS – PSOL VILA VELHA/ES

Julieta Lui – PSOL São Carlos, Coordenação da Subsede da Apeoesp São Carlos

Julio Cesar Lisboa De Lima Pereira – Militante Movimento Negro, PSOL/DF

Karen Santos – Vereadora pelo PSOL em Porto Alegre/RS

Karolynne da Costa – Crato/CE

Katiucia Gonçalves – PSOL Porto Alegre/RS

Kaué Krischnegg Pereira – Itajaí/SC

Kellen Santos – Presidenta do PSOL em Santa Cruz do Sul.

Kessi Almeida – PSOL São Paulo/SP

Kimberly Guida Carvalho – Enfermeira, PSOL/DF

Lais Sather, DA de Psicologia da UFF

Larissa Fujinaga Marques – São Bernardo do Campo/SP

Laura Alves De Melo – Estudante, PSOL/DF

LAURIZETE ARAUJO GUSMÃO – DIRIGENTE DA FENASPS, PSOL/DF

Leandro Recife – Executiva Nacional do PSOL

Leci Carvalho, DNPSOL

Lêda Teixeira – PSOL Mendes, Diretora do Sepe Mendes/Eng.° Paulo de Frontin.

Leonardo Bernardino Rodrigues Lopes – presidente municipal do PSOL de Parnamirim.

Leonardo Oliveira do Nascimento Júnior – Motorista, Unidos Pra Lutar

Levi Lorieri Prado e Souza – São Paulo/SP

LÍDIA DE JESUS – DIRIGENTE DA FENASPS, PSOL SALVADOR/BA

Lidiane Reis – Executiva do PSOL ES

Liliana Lincka – PSOL de Natal, ecossocialista, servidora aposentada do Ibama.

Liliana Maiques Alves – Executiva Municipal do PSOL Carioca

Liliane Nascimento – Presidenta municipal do PSOL Vespasiano.

Liliany Brito – PSOL Vitória

LINCOLN RAMOS E SILVA – DIRIGENTE DO SINDPREVS/PR, PSOL LONDRINA/PR

Luana da Costa Pereira – Assistente Social do município de Biguaçu – PSOL/SC

Luand Roberto AP. Piassa – PSOL Maringá/pr

Lucas Barbosa De Melo – Servidor Público Federal, Direção DA Seção DO Sinasefe-Df, PSOL/DF

Lucas Cracco – São Bernardo do Campo/SP

Lucas Gracia – Estudante Pedagogia UFPR – PSOL/PR

Luci Lobato – PSOL BH, diretora do SindRede/BH, coordenadora do Bloco Oficina Tambolele.

Luciana Genro – Diretório Nacional do PSOL

Luciana Pereira – presidente PSOL Taboão da Serra

LUCIANA PONTES CUNHA – PSOL BELO HORIZONTE/MG

Lucicleia Ferreira Castro – Coordenação grupo cultural Iaçá, Coletivo Feminista Marielle Vive!

Luciene Lacerda – PSOL Rio de Janeiro

Ludimilla Alves Fagundes – PSOL/RS, Coletivo Feminista Marielle vive!

Luis Gabriel de O. A. Nunes- PSOL Ribeirão Preto/SP

Luis Gabriel de O. A. Nunes- Ribeirão Preto/SP

Maurício Hoffmann Moreira – PSOL Porto Alegre/RS

Luix Costa – Coordenação Nacional do Setorial Ecossocialista/RS

Luiz Alberto Macedo Carvalho Junior – Economista, PSOL/DF

Luiz Amalio da Silva – Economista/ Fórum dos Comunistas do PSOL

Luiz Eduardo Sanches – Diretório PSOL Taubaté, Sindicato dos Químicos SJC

Luiz Felipe Bergmann – Diretório Estadual do PSOL/PR, Setorial Ecossocialista do PR.

Mateus Coelho Martins de Albuquerque – PSOL Curitiba, cientista político.

Luiz Felipe Bergmann – Diretório Estadual do PSOL/PR, Setorial Ecossocialista do PR.

Mateus Coelho Martins de Albuquerque – PSOL Curitiba, cientista político.

Luiz Fernando – Servidor Público Aposentado/Unidos Pra Lutar Minas Gerais

LUJAN MARIA BACELAR DE MIRANDA – COORDENADORA DO NÚCLEO CAPIXABA DA ACD, PSOL VITÓRIA/ES

Lurdinha Lopes – Movimento Nacional de Luta por Moradia e PSOL-RJ

Magda Ávila – PSOL Três Coroas/RS

Magnus Gonzaga – Dirigente sindical ADUFERSA e militante do PSOL Natal

Magnus Gonzaga – Dirigente sindical ADUFERSA e militante do PSOL Natal

Maicon Dourado – Professor, Setorial Ecossocialista e Educadores – PSOL Pelotas/RS

Maíra Couto – Professora em Santa Maria – PSOL/RS

Manuel Iraola – Jornalista

Marcel Gomes Cabral – Direção Estadual do PSOL Ceará

Marcelo Lima – Diretório Estadual do PSOL

Marcel Robert Agea Sá

Marcelo Apolônio Santos – PSOL de Barão de Cocais, diretor do SINDICABASA

Marcelo Augusto Estevam

Marcelo Batista – Professor, PSOL/Amapá

Marcelo Carneiro – PSOL Vitória

Marcelo de Macedo Tinôco, advogado, Dirigente da Intersindical, PSOL/Natal.

Marcelo Diniz – Professor, Direção Regional Metropolitana do SINTEPP Pará

MARCELO FRANZON – ASSESSORIA SINDPREVS/PR, PSOL CASCAVEL/PR

MÁRCIO FREITAS DE PAIVA – DIRIGENTE DO SINDPREVS/RN E DA FENASPS, PSOL MOSSORÓ/RN

Márcio Silva – Diretório Nacional do PSOL

Márcio Torres – Recife/PE

Marco Antônio Perruso – Professor da UFRRJ

Marcos de Macêdo Tinôco, Dirigente do Sindicato dos Bancários, PSOL/Natal.

Marcos Honório Fabiani Vieira – São Paulo/SP

MARCOS RANGEL DE LIMA- PROFESSOR REDE PÚBLICA- PSOL/RJ

Marcos Solimões – Executiva do SINTSEP-PA.

Marcos Valerio dos Santos – diretorio Caçapava/SP, diretor Sind. Quim.

Maria Aparecida Borges De Sousa – Professora, PSOL/DF

Maria Aparecida da Silva – São Bernardo do Campo/SP

MARIA BITENCOURT PRIMO – PSOL MARINGÁ/PR

Maria Celia Santana Da Silva Saglia – PSOL/DF

Maria Conceição Monteiro – Vice-presidente do PSOL Municipal Governador Valadares.

Maria Cristina Da Cunha Almeida – Vendedora, PSOL/DF

Maria da Conceição Lima da Silva,Psol Jucurutu/RN

Maria da Consolação – Presidenta estadual do PSOL Minas.

Maria da Penha Ferreira – Diretório Municipal do PSOL de Varginha, militante do Sindsep/MG

Maria Dark Gomes dos Santos – São Bernardo do Campo/SP

Maria das Neves Valentim – PSOL Natal, Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental.

Maria De Fatima Rodrigues – Servidora Pública Estadual, PSOL/DF

Maria De Jesus Mesquita – Professora Aposentada, Psol/GO

MARIA DE JESUS OLIVEIRA DA SILVA – MOVIMENTO DA SAÚDE, PSOL TERESINA/PI

Maria Eduarda Alves Nunes – Estudante, PSOL/DF

Maria Guadalupe Segunda, Psol Natal

MARIA HELENA REIS SILVINO – DIRIGENTE DO SINTSPREV/MG, PSOL JUIZ DE FORA/MG

MARIA IGNEZ PEREIRA SALES MIRANDA – PSOL VILA VELHA/ES

Maria Iraci – Trabalhadora DA Industria/Unidos Pra Lutar Minas Gerais

Maria José – Dirigente do PSOL Angicos

Maria José – Dirigente do PSOL Angicos

Maria Luana Bueno Sá

Maria Luiza Zambom – Núcleo PSOL Avaré/SP

Maria Luiza Zambom – Núcleo PSOL Avaré/SP

Maria Rita Souza Freire – PSOL-RJ

Maria Venina – Trabalhadora Autônoma, Coletivo Feminista Marielle Vive!

Maria Veralúcia de Lima, Assistente Social, PSOL/Natal.

Mariana Gondim – PSOL-RJ

Mariana Riscali – Executiva Nacional do PSOL

Marília Zabel – Rio do Sul/SC

Marina Eduarda O. Campos- Sec. de Formação Psol MG e Presidenta do Psol São João del Rei.

Marino Mondek – Núcleo ZS – São Paulo/SP

Marino Mondek – São Paulo, SP

Mario Paes De Almeida – Autônomo, PSOL/DF

Marisa Menezes Pinto – Fórum dos Comunista do PSOL

Maritza Waleska Arruda, professora, Diretório Estadual do PSOL/RN.

Mariza Rodrigues /SP

Mariza Santos, diretório estadual PSOL Belém

MARIZE VIEIRA DE OLIVEIRA – PRESIDENTE DA AIAM- ASSOCIAÇÃO INDÍGENA ALDEIA MARACANÃ, PSOL DUQUE DE CAXIAS/RJ

Marlene Antônia dos Santos – Servidora Federal Aposentada, Coletivo Feminista Marielle Vive!

MARLENE DE JESUS ALVES DA COSTA – PSOL CASCAVEL/PR

Marli Alves de Melo – PSOL/RS

MARLI TEREZINHA ALVES DA COSTA – PSOL CASCAVEL/PR

Maryzaura Lima do Nascimento – Professora, Coletivo Feminista Marielle vive!

Matheus Bertolo Damasceno – DAEFi UFRGS – PSOL/RS

Matheus De Mesquita E Pontes – Professor, Psol/GO

Matheus Schneider – Professor e Diretor do 39° núcleo do CPERS

Maura Gerbi – Presidenta municipal PSOL Ipatinga, Diretório Estadual PSOL Minas

Nelson Andrade – Presidente PSOL Varginha, Presidente do SINPROMAG/VGA.

Mauricio Cavalcante Dos Santos -Tesoureiro PSOL Taboão da Serra e Diretor Estadual da Apeoesp

Maurício Matos – Direção Nacional da FENAMP, Movimento Xingu Vivo para Sempre

MAURO NUNES DE SOUSA – – TERESINA/PI

Mauro Sergio De Jesus Fernandes – Advogado/Policial Militar, PSOL/DF

Mayara Santiago – PSOL Serra

Maycon Prates dos Santos – Núcleo Brás, São Paulo/SP

Maysa Rodrigues Arruda, professora e escrivã de Polícia, PSOL/Natal.

Messias Flexa – Professor, PSOL/Amapá

Michael Rocha – Núcleo PSOL Avaré/SP

Michael Rocha – Núcleo PSOL Avaré/SP

Michele Borges de Souza – Professora UFPA, Coletivo Feminista Marielle Vive!

Mikael Correia dos Santos – Crato/CE

Milena Martinbianco – 2° tesoureira do diretório municipal de Santa Maria.

Miriam Sodré – Professora, Secretária Geral do SINTEPP BELÉM/PA

MIRIAN DOS SANTOS BARBOSA – DIRIGENTE DO SINTSPREV/MG, PSOL BELO HORIZONTE

MOACIR LOPES – DIRIGENTE DO SINDPREVS/PR E FENASPS, PSOL CASCAVEL/PR

Modesto Neto – Executiva PSOL-RN

Modesto Neto – Executiva PSOL-RN

Nancy de Oliveira Galvão – Executiva Estadual do PSOL/SP

Natália Granato, coordenação da CST e PSOL Minas

Natália Lucena. Diretora executiva de mulheres PSOL Uberlândia

Natanael Mariano dos Santos – Presidente do Psol Mendes/RJ.

Nathalie Drumond – Diretório Nacional do PSOL

Neide Solimões – Coordenadora Geral do SINTSEP-PA.

Nelson Marcolino Albuquerque Psol Natal

Neto Monteiro – Presidente do PSOL Angicos

Neto Monteiro – Presidente do PSOL Angicos

NEUSA SOUZA – PSOL SALVADOR/BA

Nicole Brunet Bittencourt – PSOL/RS

Nildo Ouriques – Diretório Nacional do PSOL, SC

Nilvan Rodrigues da Silva, diretor do Sintsef/RN

Nívio Leandro Previato – Núcleo Augusta, São Paulo/SP

Nonato Masson – Diretório Nacional do PSOL

Nonnato Masson – quilombola, membro do DNPSOL, ex-presidente estadual do PSOL/MA.

OSMAR BATISTA – DIRIGENTE DO SINDPREVS/PR, PSOL MARINGA/PR

OSMAR BATISTA – PSOL MARINGÁ/PR

Oton Duarte Pinto – Recife/PE

Paloma Daudt – Presidenta do Psol São Leopoldo.

Patricia Soares Barbosa – Núcleo Brás, São Paulo/SP

Paula Máiran – PSOL Niterói

Paulo Fernando dos Santos Reguly – Movimento Democracia e Luta em Caxias do Sul – PSOL/RS

Paulo Sérgio – Coordenação da Sub-Sede do Sintepp de Concórdia do Pará.

Paulo Sérgio – executiva municipal PSOL Canoas, sindicalista, Coletivo Aeroviários em Luta.

Pedro Alves Viegas – Valparaíso de Goiás/GO

Pedro Cintra Couto Zonta – São Paulo/SP

PEDRO LOPES PEREIRA – – TERESINA/PI

Pedro Paulo Batista Nunes – Crato/CE

Pedro Rosa, Coordenador do SINTUFF

Plínio de Arruda Sampaio Júnior – Professor de economia da Unicamp

Pollyana Tereza Ramos Pazolini – Diretório Municipal de Vila Velha

Priscila Emanuela de Sales Lucena – Diretório Municipal de Juazeiro do Norte/CE

Quezia Ferreira Dos Santos Lins – Recife/PE

Rachel Miranda – Núcleo Brás, São Paulo/SP

Rafael de Souza e Mello Coelho da Silva – PSOL-RJ

Rafael Estevão de Souza Batista ‘Xitão” – PSOL Campinas

Ronaldo da Cruz Bragança – Executiva do PSOL Hortolândia, Coordenação da Apeoesp.

Sidney Silva – Presidente do PSOL Sumaré

Rafael Nunes – PSOL Cuiabá/MT, setorial ecossocialista do PSOL

RAFAEL PIRES MACHADO- PSOL/ MARINGÁ/PR

Railam Pires – PSOL Vitória

Raimunda Cacilda De Oliveira – Trabalhadora Doméstica, PSOL/DF

Raimunda De Freitas Nascimento – Costureira, PSOL/DF

RAIMUNDO TÉRCIO DOS SANTOS SILVA – TERESINA/PI

Ramon Rawache – PSOL Fortaleza e Coletivo Rebento.

Raquel Valentim da Silva,Psol Caicó/RN

Rebeka Gonçalves Dias – Campinas/SP

Reginaldo de Souza, Jacarei, diregente Sindicatos dos Químicos de SJC e regiao

Reginaldo Reis – Direção do PSOL Baião/PA, Coordenação da Sub-Sede do Sintepp Baião/PA.

Reinaldo – Tesoureiro PSOL Embu Guaçu

Renan Siqueira da Silva – Núcleo Brás, São Paulo/SP

Renata de Paula – Núcleo Marielle Franco em Caxias do Sul – PSOL /RS

Renata Montenegro Gazzaneo – São Paulo/SP

Renata Rosa da Silva Monteiro – São Paulo/SP

Renata Serafim Espindola De Oliveira – Fisioterapeuta, Psol/GO

Renato Alves Fagundes – São Bernardo do Campo

Renato Assad – São Paulo/SP

Renato Leandro Vieira – DM PSOL SJC

Ricardo Nespoli – PSOL Vitória

Robério Paulino – Vereador pelo PSOL em Natal

Roberta Menezes Sousa – Diretório municipal do PSOL Iguatu

Roberta Moreira Gomes – PSOL Maringá/pr

Roberto Canado Jr – Núcleo Brás, São Paulo/SP

Roberto Robaina – Diretório Nacional do PSOL

Roberto Salvador Junior, militante TLS/MES PSOL Mairiporã.

Robinson Ayres – Diretório municipal PSOL Ipatinga

Sandra Coelho – Diretório Municipal PSOL BH, Diretora SindRede BH.

Stella Oliveira – Presidenta municipal do PSOL Contagem.

Rodolfo Antonio – Núcleo Brás, São Paulo/SP

Rodolfo Pelegrin – São Paulo, SP

Rodolfo Pelegrin – São Paulo/SP

Rodrigo Azevedo Cassiano – Estudante, PSOL/DF

Rodrigo Machado de Moraes Teixeira – PSOL Mendes, dirigente do Sepe e CSP Conlutas/RJ.

Rodrigo Veloso PSOL RJ,

Rogério Gome Moreira

Rogério Silva, Executiva Nacional do PSOL

ROMILDA DE SOUZA DA COSTA – PROFESSORA APOSENTADA, PSOL CASCAVEL/PR

Rômulo Góis – Militante do PSOL em Natal

Rômulo Góis – Militante do PSOL em Natal

Ronaldo Garcia – Ex-candidato do PSOL em Mossoró

Ronaldo Garcia – Ex-candidato do PSOL em Mossoró

RONALDO RODRIGUES CARDOSO – PROFESSOR, PSOL MARINGÁ/PR

RONALDO RODRIGUES CARDOSO -PSOL MARINGÁ/PR

Ronildo Ferreira Andrade – Diretório municipal do PSOL Iguatu

Rosa Maria – PSOL Embu das Artes

Rosa Oliveira – Professora, Direção do Grupo Folclorico Iaça

Rosana Aparecida Camilo Simionato. São Bernardo do Campo SP

Rosimeire dos Santos Delmiro – Santo André/SP

Rozirene A. dos Santos Martins – PSOL João Câmara

Ruander Alves – PSOL Santa Cruz do Sul, dirigente sindical.

Rubens Teixeira – Direção Estadual do Psol Minas Gerais

Rubens Teixeira, Psol BH/MG

RUY JOÃO DOS SANTOS – DIRIGENTE DO SINDPREVS/PR, PSOL LONDRINA/PR

Ruziany Louzada, Psol Natal

Salvina Maria da Conceição Andrade, Dirigente Sindical-SINAI/Médio-oeste (RN), PSOL/Mossoró.

Sandra Guizan – Niterioi, Sintuff/ RJ

SANDRA MARIA DOS SANTOS – DIRIGENTE DO SINTSPREV/MG, PSOL BELO HORIZONTE/MG

Sandra Quintela – economista, educadora popular, PSOL/RJ

Santino Arruda Silva, Dirigente Sindical-SINAI, PSOL/Natal.

Sara Rodrigues de França Vieira – São Bernardo do Campo/SP

Sean Purdy – São Paulo/SP

Sebastiana De Almeida Aguiar Vieira – PSOL/DF

SEBASTIÃO JOSE DE OLIVEIRA – DIRIGENTE DO SINDPREVS/PR, PSOL FOZ DO IGUAÇU/PR

Selma Lílian Oliveira da Luz – Técnica em enfermagem, Coletivo Feminista Marielle vive!

Sérgio Augusto Belerique – Diretório Municipal do PSOL RJ.

Sergio Brito – Embu das Artes, Coord. Geral Apeoesp Itapecerica da Serra

Sergio Granja – Fórum dos Comunista do PSOL

SERGIO JORGE COSTA- PSOL RJ – GRÊMIO DOS APOSENTADOS DO SINDMETAL/RJ

SERGIO TADEU R. DOS SANTOS – MILITANTE DE BASE DO SEPE/RJ, PSOL/RJ

Severino Félix da Silva – São Bernardo do Campo/SP

Sheila Amador Ramos Ratis – Trabalhadora Autônoma, Coletivo Feminista Marielle Vive!

Sheila Livia Oliveira da Luz – Trabalhadora Autônoma, coletivo Feminista Marielle Vive!

Shin Nishimura – Membro da Executiva Estadual do PSOL/RS

SIDINEY ANDRADE DE SOUZA – PSOL CASCAVEL/PR

Silvia Leticia – Executiva do PSOL/Pará, Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas.

Simone Nogueira Coelho – Presidenta PSOL Caçapava, Sindicato dos Químicos SJC

Sislene Pereira Gomes – PSOL Vitória

Sônia Maria Godeiro ,suplente do Diretório estadual do Psol/RN

Stela Alves Camelo – Técnica EM Enfermagem, PSOL/DF

Sueli Alves – São Bernardo do Campo/SP

Suellen Suzano – Diretório Estadual do PSOL ES

Suely Amalio da Silva – Professora de Administração / Fórum dos Comunistas do PSOL

Suseli de Marchi Santos – PSOL Santos

Suzete Chaffin – Professora, Diretório PSOL Jacareí

Talita Lacerda – PSOL BH, Comitê Estadual da Campanha Nacional pelo Direito a Educação.

Tárzia Maria de Medeiros – Secretária geral do PSOL Nacional.

Telma Gurgel – Presidenta do PSOL Mossoró, feminista e professora aposentada da UERN.

Teodoro Zanardi – PSOL BH, Professor universitário da PUC Minas.

Téssie Reis – Diretório Estadual do PSOL

Vanda Souto- Coordenação Estadual do Setorial de Mulheres

Thais de Castro Almeida – PSOL/RS

Thaty Mitunobu Presidenta Psol Mairiporã

Thiago Sant’Anna Guimarães – Presidente municipal do PSOL de Porto Firme.

Tiago ‘Nando Reis’ de Azevedo – Secretário Geral do PSOL Santa Catarina.

TIAGO FERNANDES BATISTA – PSOL MARINGÁ/PR

Tiago Nicolini- PSOL Caraguatatuba

Timeni Andrade Goncalves Santos – São Paulo/SP

Tony Gliglioti, Rodrigo Veloso PSOL RJ

Tuanne Almeida – Executiva do PSOL Vitória

Tzusy Estivalet – Professora em Porto Alegre – PSOL/RS

Val Ribeiro, Direção Nacional da FASUBRA

Val Vicente – PSOL BH, Assistente Social.

Valdir Tiago – Presidente municipal do PSOL Espinosa, dirigente sindical do SindUTE/MG.

Wagner Gonçalves – Tesoureiro PSOL Contagem, Diretor do SindUTE/MG Subsede Contagem.

VALDEBURG BARROS DOS SANTOS – DIRIGENTE DO PSOL/PI, MOVIMENTO CAMPONÊS.

Valdilena Rammé – PSOL Foz de Iguaçu, Diretório Estadual do PSOL/Paraná

Valdilena Rammé – PSOL Foz de Iguaçu, Diretório Estadual do PSOL/Paraná

Valdir Lopes – PSOL Santos

VALTER ALVES DA COSTA – MILITANTE DA SEGURIDADE SOCIAL, PSOL CASCAVEL/PR

Vanesca da Silva Bueno – São Paulo/SP

Vera Coimbra – Direção do PSOL Ananindeua/PA, Coletivo Feminsta Marielle Vive!

Vera Lucia Reinaldo – Juazeiro do Norte/CE

Verónica O’Kelly – Recife/PE

Victor Zuliani Iamonti – São Paulo/SP

Vinicius Almeida R. de Miranda – PSOL Florianópolis, membro do Comitê Internacional da IV.

Acácio Santos de Araújo – Presidente do PSOL Hortolândia

Vinicius Brasil – Professor em Santa Maria – PSOL/RS

Vinicius dos Santos Xavier – Núcleo Brás, São Paulo/SP

VIRLEI PRIMO – PSOL MARINGÁ/PR

Vitor Manfrinato de Brito – Núcleo Augusta, São Paulo/SP

Vitor Manfrinato de Brito – Núcleo Augusta, São Paulo/SP

Vitória Alves Soler Notário – São Bernardo do Campo/SP

Viviane Becker Narvaes – Professora de Teatro – Unirio

Viviane Braga da Silva,coordenadora regional do Sindsaude do Seridó

Viviane Neres – diretório municipal Embu das artes

Viviane Reis – Diretório Nacional do PSOL

Walcicleia Purificação da Silva Cruz – Servidora Federal

Waldir Bertulio PSOL Cuiabá MT,

Walter Gurgel Fernandes, aposentado, Diretório Municipal, PSOL/Caraúbas.

Wanessa Oliveira, DCE UFPA

Wellington Luiz Cabral – Diretório PSOL São José dos Campos, Executiva FETQUIM/SP

Wesley – Professor/Unidos Pra Lutar – Minas Gerais

Wesley Nogueira Gomes – Membro do Conselho Universitário/DCE PUC/RS – PSOL/RS

WILLIAN AGUIAR MARTINS – DIRETOR DO SINDPREV/ES E DA FENASPS, PSOL VILA VELHA/ES

Yasmim Fernanda de Lima Holanda – São Paulo/SP

Zadi Zaro – PSOL Porto Alegre/RS

Zarah  Trindade – Direção do PSOL/Belém/PA, Coletivo Feminista Marielle Vive!

Zélia Maria Mendes,Presidente do Conselho Comunitário do Alvorada IV,Psol Natal

Zeneide Lima – Executiva Nacional do PSOL

Zila Camarão, servidora do HUJBB

Zilta Nunes de Oliveira – PSOL Parelhas, funcionária pública, sindicalista da INTERSINDICAL


[1] https://adiacongressopsol.com.br/