Do Blog de Unidos Pra Lutarunidospralutar

No dia 13/05 foram confirmados três casos da COVID-19 dentro da empresa Compass Minerals, em Jacareí. Diante desse grave fato, nesta quinta-feira, 14/05, os trabalhadores da fábrica paralisaram as atividades em assembleia convocada pelo Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e região, ligado à Unidos pra Lutar e à CSP-Conlutas.

Reginaldo Souza, trabalhador da empresa e dirigente do Sindicato, explica que já são 4 casos confirmados, por isso a assembleia exigiu que todos os trabalhadores e trabalhadoras sejam testados e que todos os empregados da unidade sejam dispensados imediatamente. Logo após a votação, com a assembleia instalada, houve negociação com a empresa. Graças à firmeza dos trabalhadores foi conquistado o direito imediato ao teste para a COVID-19. Cem trabalhadores já estão sendo diagnosticados pelo sistema de teste rápido. Os trabalhadores serão dispensados do trabalho imediatamente e encaminhados às suas casas, tomados os cuidados necessários para quem testar positivo. Além do mais, as instalações terão um processo de higienização geral.
O Sindicato, que recebeu o apoio de dirigentes sindicais de outras empresas e cidades, continuará na porta da fábrica até que todos os problemas sejam resolvidos e devidamente encaminhados,  com a exigência de que a volta ao trabalho só possa ser realizada quando esteja garantida a não contaminação dos trabalhadores.
A Unidos pra Lutar parabeniza as companheiras e companheiros pela disposição de luta para garantir o direito à vida.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *