Category:

37 anos das Diretas Já: movimento de massas contra a Ditadura


Numa segunda-feira de 16 de abril de 1984, há 37 anos, cerca de 1,5 milhão de pessoas estiveram presentes no comício no Vale do Anhangabaú, na capital de São Paulo, exigindo eleições diretas para Presidente da República. Dias antes, 1 milhão esteve na Candelária, no Rio de Janeiro. A campanha das Diretas Já alcançava seu auge e entrava para a história. Foi difícil prever ainda no primeiro ato oficial, em junho de 83, a força que a campanha ganharia.


Posted On :

Argentina – Rastros no silêncio: o trotskismo frente a Triple A e a Ditadura


O Partido Socialista dos Trabalhadores (PST) foi um dos mais importantes agrupamentos de esquerda na década de 1970. Em uma década atravessada por grandes lutas operárias e também duros golpes repressivos, teve a capacidade de avançar e retroceder ao lado da classe trabalhadora e do movimento de massas, construindo uma sólida estrutura de quadros e militantes.


Posted On :
Category:

A ditadura de 1964 e o Brasil de Bolsonaro


Apoiadores do presidente de extrema-direita convocaram passeata em Porto Alegre para comemorar os 57 anos do golpe sob o lema “Dia 31, eu vou”. À medida que o país se transforma em um caixão coletivo a céu aberto, os nostálgicos celebram um regime que governou 21 anos. Um caso inédito na América Latina, onde o poderio militar permanece intacto por meio da Lei da Anistia.


Posted On :

EUA versus China: uma nova “guerra fria”


Em 19 de março, as delegações diplomáticas dos EUA e da China, lideradas por altos funcionários de ambos os países, direcionaram duras críticas às políticas uns dos outros durante a primeira reunião de autoridades estadunidenses e chinesas desde que Joe Biden chegou ao poder. As autoridades estadunidenses, como de costume, levantaram questões sobre Hong Kong, Taiwan, Xinjiang e a “coerção econômica” de seus aliados com a China. Acusaram a China de ameaçar as regras da ordem mundial. Por sua vez, a China acusou os EUA de usarem sua “força militar e hegemonia financeira para exercer larga jurisdição e reprimir outros países”. A China chamou os Estados Unidos de hipócritas nos direitos humanos e os criticou pelos maus-tratos que infligem aos negros. Todas essas duras discussões estavam sendo transmitidas pela mídia.


Posted On :

Argentina: 45 anos do golpe genocida – a luta pela Memória, Verdade e Justiça


É costume em quase todo o movimento de Direitos Humanos definir a última ditadura como cívico-militar ou cívico-eclesiástico-militar. Os partidos patronais e a liderança católica foram cúmplices. Mas na realidade, deveria ser denominado cívico-eclesiástico-empresarial-imperialista-militar, dado o papel ativo desses setores no incentivo e apoio à ditadura.


Posted On :
Category:

Juazeiro do Norte/CE: Reforma da Previdência de Bolsonaro e Gledson


Neste momento de ataque, é necessário organizar a Paralisação das atividades no serviço público e uma forte campanha pública, com pressão aos Vereadores, pela NÃO APROVAÇÃO do Projeto de Lei Complementar de Reforma da Previdência Municipal. Ao mesmo tempo, toda solidariedade de classe das organizações e centrais sindicais dos trabalhadores.


Posted On :

Comuna de Paris: 150 anos do primeiro governo operário


“Serei implacável; o castigo será completo e a justiça inflexível… O chão está coberto de seus cadáveres; este horrível espetáculo servirá de lição”. Com estas palavras, Louis Adolphe Thiers, chefe do poder executivo da Terceira República Francesa, anunciou a derrota da Comuna. Cerca de 30 mil parisienses mortos, 45 mil presos – muitos deles, posteriormente executados – e milhares exilados ou condenados a trabalhos forçados. Desta forma, a burguesia francesa puniu a audácia de um povo que mostrou pela primeira vez que a classe trabalhadora pode tomar o poder em suas próprias mãos e dar origem a uma nova ordem social.


Posted On :

Povos indígenas do Piauí divulgam Carta reivindicando imunização contra a Covid-19


No último dia 15 deste mês, diferentes povos indígenas do estado do Piauí divulgaram carta aberta contra as regras de prioridades presente no Plano de Imunização da Covid-19 do Estado. Os povos exigem do governador Wellington Dias (PT) a vacinação imediata de indígenas não demarcados e em contexto urbano. Confira a carta.


Posted On :

8 de Março: como nasceu o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora


Apesar das tentativas do sistema capitalista de mascarar o conteúdo da luta do Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, dando-lhe um caráter meramente comemorativo ou festivo, como tenta fazer com o 1º de maio, as lutas das mulheres no mundo o impedem e eles, de alguma forma, justificam aquelas lutas que deram origem a esta data de luta internacional.


Posted On :
Category:

Senado vota nesta Quinta (25) PEC Emergencial para acabar com repasses mínimos à Saúde e Educação


A pandemia atinge um dos momentos mais críticos no Brasil, com o descontrole da disseminação da Covid-19 e a circulação de uma nova variante do vírus, ao mesmo tempo em que o sistema de saúde entra em colapso em vários estados. Contudo, é neste cenário que o governo Bolsonaro e o Congresso preparam um verdadeiro golpe de morte nas áreas de Saúde e Educação públicas no país.


Posted On :

Manifesto Comunista: um morto que não para de nascer


Em 21 de fevereiro de 1848, o Manifesto Comunista foi publicado em Londres. Em uma Europa que passava por uma profunda crise econômica, mergulhando milhões de trabalhadores e camponeses na miséria, a classe trabalhadora dava seus primeiros passos na organização e na consciência, abraçando as ideias revolucionárias. As classes dominantes estremeceram com o “espectro do comunismo”. O Manifesto dá voz e corpo ao fantasma, dotando a classe trabalhadora de um programa de enfrentamento ao capitalismo e luta pelo socialismo. Desde então, é um dos textos mais traduzidos e editados da história. E embora possa ter sido considerado morto ou desatualizado mais de uma vez, continua sendo uma ferramenta fundamental para aqueles que, como nós, enfrentamos o capitalismo e lutamos para transformar a realidade.


Posted On :

Primeiro balanço das eleições catalãs


A ação do regime influenciou na baixa participação. O PSC obteve um triunfo com um sabor amargo. O ERC empatou em locais com o PSC e ficou em primeiro lugar no independentismo, que ganhou uma maioria no Parlamento. JxCat ficou em terceiro lugar. Ciudadanos e o PP desmoronaram. O Vox entrou em cena com 11 deputados. En Comú Podem permanece estagnado e a CUP cresceu. A formação do Governo e a investidura de um novo Presidente estão a frente. Não se deve depositar confiança nos constitucionalistas ou naqueles que defendem os interesses da burguesia catalã.


Posted On :

O que Joe Biden significa para o Afeganistão e o Oriente Médio


Finalmente, as classes dirigentes americanas se livraram de um dos presidentes mais terríveis da história do país. Donald Trump deixou a Salão Oval no dia 20 de janeiro sem comparecer à cerimônia de posse do novo Presidente Joe Biden. O establishment americano juntamente com sua mídia corporativa mobilizou todo o seu poder para derrubar Donald Trump, que consideravam um “forasteiro”. A mídia corporativa e seus especialistas descreveram o fenômeno Trump como uma aberração temporária de seu sistema “democrático”, que agora corrigiram com sucesso ao entronizar Joe Biden na Casa Branca. Na realidade, este fenômeno é um reflexo da decadência histórica do imperialismo norte-americano e da crise orgânica do capitalismo mundial que está sendo replicada país após país. Donald Trump, através de sua fala imprudente, revelou o rosto horrível do imperialismo americano, que até agora tem estado sob o fino verniz da diplomacia hipócrita. Com a chegada de Joe Biden, o imperialismo estadunidense quer reafirmar sua “liderança global”, embora de forma humana.


Posted On :

2021: mais um ano de pandemia e crise?


O ano 2020 terminou, mas a pandemia da Covid e a crise econômica e social que o mundo está atravessando não tem fim à vista.
De acordo com números oficiais, já são mais de 103 milhões de infecções no mundo e 2,25 milhões de pessoas morreram da Covid. E embora várias versões da tão esperada vacina tenham sido desenvolvidas, o vírus continua a se disseminar.


Posted On :
Category:

Os limites do impeachment e a luta pelo Fora Bolsonaro e Mourão


O Fora Bolsonaro ganha novo fôlego. O agravamento da pandemia com milhares de vidas perdidas (mais de 230 mil até então), a política antivacina do governo, a nova variante do coronavírus ganhando espaço no país, o desemprego oficial em mais de 14 milhões, o fim do auxílio emergencial, as mais de 60 milhões de pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza e os ataques aos direitos democráticos reabrem o espaço de luta contra o governo. Ao mesmo tempo, deixam as mobilizações em uma encruzilhada.


Posted On :

Catalunha: 14F, voto crítico na CUP


Nas eleições regionais catalãs, nós, do Socialismo y Libertad (SOL), chamamos o voto na Candidatura da Unidade Popular contra os partidos constitucionalistas e as deserções dos partidos de independência majoritários. As propostas da CUP contra a subjugação dos direitos democráticos e sociais constituem a única opção eleitoral anticapitalista contra o regime de 1978. Faremos isso de forma crítica pelas contradições que persistem em alguns de seus postulados. Explicamos os motivos do nosso voto.


Posted On :

Equador: forte repúdio ao neoliberalismo


Com os primeiros resultados eleitorais na irmã República do Equador, podemos ter várias considerações de forma preliminar. Como esperado, Andrés Arauz, o candidato da Unión para la Esperanza e pupilo do ex-presidente Rafael Correa, ficou em primeiro, alcançando quase 33% dos votos confirmados, sem atingir seu objetivo principal que era conseguir a vitória no primeiro round.


Posted On :

Eleições no Equador: crise, incerteza e mobilização


Em um contexto atípico, no dia 7 de fevereiro os equatorianos irão às urnas em meio a uma forte crise política, econômica e institucional agravada pela pandemia. Os últimos anos na presidência do ex-pupilo de Rafael Correa, Lenín Moreno, foram muito complicados. Ele não apenas teve que lidar com o colapso econômico e social após as revoltas populares no final de 2019, mas também enfrentou a crise de saúde em um dos países mais afetados pelo vírus. O Governo não escondeu sua absoluta ineficiência refletida em imagens como as de Guayaquil, com centenas de mortos abandonados em vias públicas, casas funerárias colapsadas e respostas insuficientes para a grande maioria da população. No final, as medidas exacerbaram o problema econômico. O desemprego disparou e o preço do petróleo despencou.


Posted On :
Category:

Campanha Nacional de solidariedade e apoio ao povo trabalhador de Manaus e do Amazonas


Diante da situação de barbárie que o povo de Manaus e do Amazonas sofre, produto das sistemáticas políticas de esvaziamento e privatização do sistema público de saúde, pela caótica situação social com a pandemia da Covid-19, altos números de desemprego, baixos salários e pobreza crescente, é urgente mobilizar uma campanha de solidariedade e apoio ao povo trabalhador que resiste e luta pelas suas vidas.


Posted On :

Irã: liberdade para Mehran Raoof


Reproduzimos a declaração enviada por camaradas da Aliança Internacional de Apoio aos Trabalhadores no Irã (IASWI) sobre a prisão de Mehran Raoof, ativista pelos direitos dos trabalhadores no Irã. Expressamos nossa solidariedade e pedimos solidariedade internacional para exigir sua libertação. Liberdade para Mehran Raoof!


Posted On :

Índia: levante agrícola contra o regime de Modi


A luta dos agricultores indianos entrou em uma nova fase em 26 de janeiro, quando, após romperem as barricadas da polícia ultrapassarem todos os obstáculos, conseguiram entrar no Forte Vermelho e agitarem ali suas bandeiras sindicais. O Forte Vermelho é uma relíquia da era Mughal, considerada um símbolo de poder na Índia. Todos os anos, no Dia da “Independência” (15 de agosto), o primeiro-ministro indiano levanta a bandeira nacional indiana e faz um discurso em suas muralhas. Este ano, no Dia da República, o mundo viu um cenário diferente. O centro de Dehli se tornou um campo de batalha entre agricultores e as forças de segurança. Alguns confrontos violentos também foram observados, deixando uma pessoa morta e muitos feridos. Devido a esses confrontos, os agricultores indianos cancelaram uma marcha ao parlamento em 1º de fevereiro e os líderes também condenaram a violência. Ao falar com o The Guardian, um agricultor disse: “Temos protestado nos últimos seis meses, mas o governo não se preocupou em nos ouvir, nossos ancestrais atacaram este forte várias vezes na história. Foi uma mensagem ao governo de que podemos fazer de novo e muito mais, caso as nossas reivindicações não sejam atendidas”.


Posted On :

A Primavera Árabe uma década depois


São 10 anos desde o início da Primavera Árabe na Tunísia. Foi uma grande década em termos de variedades de experiências. Embora as esperanças e aspirações das massas tenham sido afogadas em sangue e lágrimas durante este processo, as rebeliões não se encerraram.


Posted On :

Nahuel Moreno 34 anos após sua morte


Se cumpre mais um aniversário da morte do fundador da corrente histórica, da qual provém o MST da Argentina e outras organizações que integram a LIS. Nós o lembramos por meio de alguns de seus ensinamentos. Um legado teórico e político essencial, de rigorosa atualidade, para a construção do partido e da Internacional.


Posted On :
Category:

34 anos sem Nahuel Moreno


Em memória aos 34 anos de falecimento do mestre Nahuel Moreno, em 25 de janeiro de 1987, publicamos um artigo escrito em 2019 por nossos companheiros do MST, seção argentina da Liga Internacional Socialista – LIS.


Posted On :

“Assim conheci Nahuel Moreno”, por Elías Rodríguez


Em memória aos 34 anos de falecimento do mestre Nahuel Moreno, publicamos esta lembrança de Elías Rodríguez, histórico militante desde 1945, nos primeiros anos do Grupo Obrero Marxista (GOM), e que conviveu com Moreno até sua morte, em 25 de janeiro de 1987. Elías veio a falecer anos depois, em 13 de julho de 1995, aos 78 anos, deixando grande contribuição a nossa tradição de luta. O texto a seguir foi publicado originalmente no jornal do velho MAS, Solidariedad Socialista, nº 408, de 15/01/1992:


Posted On :
Category:

Biden assume a presidência dos Estados Unidos: análise e perspectivas


A cerimônia de mudança de comando ocorreu numa cidade preparada para uma zona de guerra. Postos de controle, portões e tropas superiores a presença militar no Afeganistão e no Iraque juntos. A pandemia também adicionou a imagem uma audiência reduzida e substituída por bandeiras e cenários. Trump não participou da cerimônia e deixou a Casa Branca nas primeiras horas da manhã. Um acontecimento que condensa as contradições do momento político.


Posted On :

Chile: Movimiento Anticapitalista apresenta suas candidaturas à Convenção Constitucional


Depois de uma intensa campanha para reunir as assinaturas necessárias, o Movimento Anticapitalista, seção chilena da Liga Internacional Socialista – LIS, apresentou as candidaturas de Maura Fajardo Gálvez e Camilo Parada Ortiz nos distritos 12 e 10 respectivamente, os mais importantes da região metropolitana de Santiago. São quase 4 mil assinaturas virtuais e recolhidas “de mãos em mãos”, uma pequena mostra da grande vontade de que uma nova proposta política e organizacional surja contra os partidos dos “30 anos”.


Posted On :
Category:

Eleições da Câmara: o PSOL deve lançar candidatura própria


EDITORIAL

Está marcado para o início de fevereiro as eleições para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado. Desde o fim do ano passado, parte da vanguarda debate qual posição a esquerda deve tomar. Na Câmara, disputam até o momento Baleia Rossi (MDB), apoiado por Rodrigo Maia, e Arthur Lira (PP), apoiado por Bolsonaro.


Posted On :
Category:

EUA: notas rápidas sobre o putsch de Trump


1. O que aconteceu: Trump incitou uma multidão de bandidos fascistas e de direita para saquearem o edifício do Capitólio em DC. Isto foi planejado há várias semanas. O protesto atraiu milhares, se não mais de dez mil, e foi coordenado com ações em várias capitais do país, com participantes variando de algumas dezenas a centenas. Isto marca o surgimento de uma nova direita fascista no país.


Posted On :
Category:

Caos no Capitólio: crise, polarização e cenas do que está por vir


A sessão conjunta do Congresso para contar os votos do Colégio Eleitoral foi interrompida quando uma mobilização de partidários de Trump invadiu o Capitólio. As cenas de caos refletem o desdobramento da profunda crise política. Após a derrota em novembro, Trump insistiu em ignorar o resultado, apesar do fracasso repetido de suas tentativas de reverter a situação. Isso aprofundou a crise do Partido Republicano e do regime. Enquanto isso, na Geórgia, a vitória do Partido Democrata no segundo turno das eleições para o Senado parece se confirmar, fato que daria a esse partido o controle da Câmara.


Posted On :

EUA: sindicato de trabalhadores do Google


No Vale do Silício, o ano começou com um anúncio que rapidamente virou notícia internacional. Trabalhadores da empresa Google anunciaram publicamente a fundação de seu sindicato, o Alphabet Workers Union. Trata-se de um passo importante em um setor marcado por práticas empresariais anti-sindicais, mas também por um ativismo crescente que teve vários marcos na última década.


Posted On :
Category:

Brexit e depois…


A União Europeia (UE) foi fundada em 1993 com 28 membros. Em 2016, o Reino Unido (UK) iniciou um referendo que decidiu sair do bloco, no processo conhecido como Brexit. A partir daí, Bruxelas e Londres passaram por uma montanha-russa de negociações, ameaças e crises. No início de 2020 conseguiram estabelecer um período de transição de comum acordo, com o prazo final em 31 de dezembro do mesmo ano. Finalmente, no dia 24 de dezembro, assinaram as condições de suas futuras relações comerciais. O acordo entrará provisoriamente em vigor a partir de 1º de janeiro de 2021 até sua aprovação final no Parlamento Europeu.


Posted On :
Category:

Crato/CE: vereadores aprovam destruição de parte da Zona Especial Ambiental Rio Batateiras


A Câmara de Vereadores da cidade do Crato, interior do Ceará, aprovou no último dia 21 o PL Nº 1412001/2020, que entrega a Zona Especial Ambiental Rio Batateiras para a especulação imobiliária. O PL, de autoria do vereador Pedro Alagoano (PSD), teve a aprovação da maioria da Câmara – Pedro Alagoano, Prof. Gilson, Tico da Serrinha, Fernando Brasil, Antônio de Mano, Vicência, Gurí, Bebeto, Adil, Nando Bezerra e Jales Veloso – e 5 votos contrários – Amadeu de Freitas, Renan, Tota Lobo, Ticiana e Thiago Esmeraldo.


Posted On :

Ucrânia: paguem imediatamente as dívidas salariais dos mineiros ou caiam fora!


Publicamos a Carta Aberta do Sindicato Independente da Ucrânia – «Proteção do Trabalho» ao Presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, ao Ministro em exercício de Energia, Yuri Boyko, aos meios de comunicação e a população interessada na situação da dívida catastrófica do Estado com os Mineiros ucranianos que trabalham nas empresas públicas.


Posted On :

Dia Internacional do Migrante


Em 2000, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o 18 de dezembro como Dia Internacional dos Migrantes, para “…continuar tentando garantir o respeito aos direitos humanos e liberdades fundamentais de todos os migrantes.” Segundo a ONU, existem 272 milhões de migrantes no mundo, 80% a mais do que há 20 anos, mas são apenas 3,5% da população mundial. Cerca de 31 milhões de migrantes são crianças que, em muitos casos, estão sozinhas.


Posted On :

Solidariedade a Isa Penna. Basta de machismo!


A Deputada Estadual do PSOL de São Paulo, Isa Penna, foi covardemente assediada na última quarta-feira, 17, pelo também deputado Fernando Cury (Cidadania). O assedio público, e filmado, aconteceu no plenário da ALESP durante uma sessão. A Alternativa Socialista, corrente do PSOL, presta toda solidariedade a companheira. Precisamos dar um BASTA, com unidade nas ruas, a todos os tipos de violências contra as mulheres! Seguimos na luta contra a barbárie do machismo e do capitalismo!


Posted On :
Category:

Governo dá golpe no Fundeb aprovado na Câmara


A Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) nesta quinta-feira (10), com emendas que rebaixam direitos, ampliam a privatização e beneficiam escolas privadas e ligadas à igreja. O texto segue, agora, para o Senado, e a pressão é para que as modificações feitas e que prejudicam a destinação do fundo para escolas públicas sejam barradas.


Posted On :
Category:

Turquia: o que o dirigente do PKK, Murat Karayılan, diz?


A entrevista com o dirigente do do PKK [Partido dos Trabalhadores do Curdistão], Murat Karayılan, ao jornal israelense Jerusalem Post (JP) deveria ter gerado debates acalorados entre os grupos “socialistas” a frente do HDP [Partido Democrático dos Povos], mas claramente estes escondem suas cabeças como um avestruz. Essa é a estratégia de sobrevivência quando se trata de um tópico “sensível”.


Posted On :

Argentina: Aborto Legal – imagens e opiniões da vigília no Congresso


Finalmente, após mais de 20 horas de debate no parlamento, o projeto do aborto legal foi aprovado. Em meio a um forte debate, mesmo com aspectos muito criticáveis no próprio projeto, o voto a favor foi festejado com força do lado de fora do Congresso, onde milhares de mulheres que fazem parte da grande onda verde foram ouvidas por longas horas com suas canções.


Posted On :
Category:

França: pela retirada completa da “Lei de Segurança Global”!


Com 500 mil manifestantes em 70 cidades no sábado, 28 de novembro, a mobilização contra a “Lei de Segurança Global” foi massiva. Trata-se de um sucesso inequívoco para os defensores dos direitos e das liberdades democráticas, em estado de emergência, sob restrição de quarentena. Uma mobilização de acordo com a determinação da população, entre as quais se destacaram os jovens pela revogação da lei do liberticídio. Tudo isso mostra também a fraqueza política de Macron e do governo, uma ilustração da crise que abala o regime podre e não democrático da Quinta República.


Posted On :

Venezuela: o povo tem um “voto de castigo”, Voto Nulo


As eleições para a Assembleia Nacional são nulas, e fazemos esta afirmação principalmente porque não terá qualquer poder real nos termos que estabelece a Constituição. A chamada “Lei Anti-Bloqueio” (LAB), imposta pela Assembleia Nacional Constituinte da burocracia, tira os seus principais poderes da AN que vai ser eleita e os confere de forma ilegítima ao Executivo Nacional e ao Presidente Maduro, colocando-os acima qualquer norma legal e fora de qualquer controle.


Posted On :

Paquistão: imagens da Marcha Nacional Estudantil


Apesar de todas as dificuldades pela crise de Covid-19, com fechamento de instituições de ensino, as marchas estudantis aconteceram este ano em todo o país com protestos dos Comitês de Ação Estudantil (SAC) pela restauração do sindicato estudantil, proibido em 1986 pela ditadura de Zia ul Haq, que tiveram um grande sucesso. Devido ao Covid-19, os procedimentos foram rigorosamente seguidos e máscaras foram distribuídas entre os participantes.


Posted On :

Estados Unidos: começou a transição, o que esperar do governo Biden?


Começou a transição oficial para o governo Biden e já foram anunciados alguns nomes que integrarão seu gabinete. Como previsto, as reclamações legais de Trump não obtiveram sucesso e as autoridades em Estados importantes, Michigan, Pensilvânia e Nevada, certificaram os resultados das eleições. O órgão oficial responsável pela transição presidencial iniciou o processo formal. O que podemos esperar do novo governo?


Posted On :

Peru: vozes de rebelião


Compartilhamos a entrevista com Flor Nolasco Pantoja, Coordenadora do Comitê pela Vitória do MNP (Lima) e Toribio Durand, analista político e militante da Região Sul do MNP, que participou do Panorama Internacional, programa da Liga Internacional Socialista – LIS.


Posted On :
Category:

Segundo turno: Voto Anti-Bolsonaro


No próximo dia 29 de novembro, 57 cidades do Brasil terão segundo turno das Eleições Municipais marcada pela vitória da Direita e Centro-direita, crescimento qualitativo do PSOL, abalo das candidaturas próximas de Bolsonaro ainda no primeiro turno e mobilização pela derrota eleitoral das candidaturas bolsonaristas.


Posted On :
Category:

Argélia: 66 anos do início da libertação


Lembramos mais um aniversário da luta do povo argelino contra a ocupação francesa. A guerra de independência da Argélia durou oito anos de massacres, torturas generalizadas, prisões de militantes pelo exército francês e uma longa jornada de resistência do povo argelino pela autodeterminação e soberania nacional, com uma profunda importância para o resto dos territórios coloniais anglo-franceses na África.


Posted On :

Peru: uma revolução em andamento


Para entender as chaves do poderoso levante popular que está varrendo o país e que causou uma crise sem precedentes no regime político e institucional peruano, devemos começar por entender que um imenso processo revolucionário está passando pelo país. É preciso dizer claramente que não se trata apenas de uma crise, mas sim do colapso de uma ordem política cujo declínio foi permanente até atingir a lumpenização da casta política, o colapso constitucional e, por fim, uma situação de vazio. de poder em que ainda nos encontramos hoje, segunda-feira, 16 de novembro.


Posted On :

Eleições municipais: Vote PSOL 50 e lute com a Esquerda Radical


Há, pelo menos, dois fatores gerais que podem definir as eleições municipais deste ano como atípica. O Brasil e o mundo foi assolado por um cenário pandêmico não visto há um século, com milhares de pessoas mortas e milhões de contaminados no país. Outro fator importante, como extensão de 2018, é a apresentação pública de candidaturas da extrema-direita nas eleições. Tudo isso, e muito mais, no momento de uma crise sem horizonte de solução.


Posted On :

EUA: Biden é declarado vencedor das eleições. Primeira análise e perspectivas


Na manhã de sábado, 7 de novembro, após três dias de apuração dos votos, Biden foi declarado vencedor das eleições. Em uma votação muito apertada em vários Estados-chave, para definição no Colégio Eleitoral, a vitória do candidato do Partido Democrata é considerada irreversível de vitória no Estado da Pensilvânia. Trump continua com suas declarações sobre fraude e prepara ações legais, mas perdeu o apoio de alguns aliados para continuar neste caminho.


Posted On :

A crise de 1929: a grande depressão e o reflexo do espelho


A crise do sistema capitalista que se desenvolve desde 2008, aprofundada a níveis dramáticos após a pandemia, colocou na ordem do dia a comparação com a chamada crise de 1929. Comparação feita por organismos internacionais como o FMI, acadêmicos, analistas e intelectuais mais ou menos progressistas, para alertar sobre a profundidade da crise atual. Mas, o que foi a crise de 29, como e por que ocorreu, que derivações teve, que lições deixou para trás? Apresentamos uma perspectiva socialista revolucionária.


Posted On :
Category:

Brigada da LIS e Alternativa Socialista na campanha de Silvia Letícia, da Luta Socialista (PSOL)


No dia 15 de novembro, serão eleitos Prefeitos e Vereadores em todo o Brasil. As eleições municipais deste ano representam uma grande oportunidade para desferir um golpe contra o governo Bolsonaro e o grupo de ultradireita que há 2 anos celebrava vitórias eleitorais, mas hoje encontram-se em declínio. Em Belém do Pará, o PSOL apresenta Edmilson Rodrigues para prefeito e Silvia Letícia para vereadora, um grande espaço da esquerda se expressa contra anos de políticas impopulares.


Posted On :

Bielorrússia: A luta continua…


Em 26 de outubro, trabalhadores de várias fábricas, empresas e instituições na Bielorrússia anunciaram o início de uma greve por tempo indeterminado. Os grevistas exigem a renúncia de Aliaksandr Lukashenka, o fim da violência policial e a libertação de todos os presos políticos.


Posted On :

O frustrado sonho golpista isolou e debilitou Bolsonaro


Nos últimos dias assistimos a mais um pico da crise crônica do governo Bolsonaro. A pandemia entrou num completo descontrole, com recordes dia após dia de mortes pela Covid-19, colocando o Brasil no topo mundial. A economia está numa via sem saída com um orçamento “inexequível” para 2021, aprofundando os atritos entre a direita tradicional e Paulo Guedes na briga pelo controle do caixa debilitado de um país que já foi a 8ª economia do mundo. Há poucas semanas, mais de 1.500 empresários e economistas publicaram uma carta aberta contra o governo federal, avançando no distanciamento de um setor que até ontem era aliado do presidente.


Posted On :