No próximo sábado, 12 de dezembro, a Liga Internacional Socialista (LIS) realizará uma conferência internacional virtual chamada “Estratégia Socialista para um mundo em rebelião”.

O referido evento, que abrangerá simultaneamente 18 dos 24 fusos horários, contará com a participação de dirigentes socialistas revolucionários e ativistas pertencentes a partidos e agrupamentos de mais de 30 países nos 5 continentes do mundo com tradução para 8 línguas.

Alejandro Bodart, coordenador da LIS e dirigente do MST na FIT-Unidad da Argentina, comentou o objetivo político da convocatória: “Estamos testemunhando a maior crise do sistema capitalista em toda a sua história, que está causando rebeliões populares, revoluções e giros políticos à esquerda no movimento de massas em diferentes partes do planeta. Isso gera uma polarização social marcante contra a direita, que tem um programa claro de saída desta crise: a imposição de mais superexploração, planos de ajuste e saque extrativista.
Diante dessa situação, desde a esquerda revolucionária, discutiremos na conferência como avançar na construção de organizações revolucionárias em nossos respectivos países e, assim, continuar a fortalecer conjuntamente um instrumento político em nível internacional: nossa Liga Internacional Socialista”.

Bodart ainda acrescentou: “O avanço global da LIS como um setor dinâmico do internacionalismo revolucionário é uma via para responder a esta situação desafiadora e avançar para um projeto socialista para a humanidade.
Estamos orgulhosos com a convocatória desta conferência para fazer um balanço dos grandes acontecimentos do ano a partir da organização internacional e, ao mesmo tempo, estabelecer objetivos maiores para o próximo ano onde, sem dúvida, o sistema capitalista se encontra-rá em uma crise muito mais profunda”.